2º Congresso Brasileiro da industria de Máquinas e Equipamentos- foco na aprovação da PEC 241 e de olho em investimentos internacionais

2º Congresso Brasileiro da industria de Máquinas e Equipamentos- foco na aprovação da PEC 241 e de olho em investimentos internacionais

21.09.2016

A Revista P&S esteve presente, no último dia 19 de setembro, no 2º Congresso Brasileiro da industria de Máquinas e Equipamentos com o título "A Retomada do Crescimento". 
O Presidente da Entidade João Carlos Marchesan disse na abertura do evento que a “A crise no setor de máquinas e equipamentos é grave. A queda do faturamento em relação a 2013 é de 50%. 
Segundo ele, são necessárias medidas urgentes de proteção da indústria nacional. “O momento é adequado de se aprender com os erros do passado”, comentou.

Esteve presente ao evento o atual Ministro da casa Civil, Eliseu Padilha. Para ele, a PEC vai gerar "uma chuva de investimento no Brasil".
"Nunca houve tanta liquidez no mundo como tem hoje. Temos um mar de oportunidades. Temos apenas que mostrar que somos dignos da confiança", afirmou.
Afirmou que "Teto sem claraboia, não tem furo no teto não. Nós não admitimos claraboia", disse o ministro, que também assegurou que o limite de gastos será aprovado ainda neste ano tanto na Câmara quanto no Senado.

Na palestra de abertura quem falou sobre retomada de Investimentos, juros, cambio, foi o Ex Ministro da Fazenda Delfim Neto que elogiou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) lançado pelo presidente Michel Temer. Delfim classificou o programa como “bastante promissor”. Sobre retomada do crescimento econômico, disse que “pela primeira vez vamos assistir leilões [de infraestrutura] bem projetados”.

“Temos de 15 a 20 projetos com taxa de retorno de 16%. Se fizermos projetos bem feitos, com divulgação no exterior, vamos encontrar gente que vai investir”, disse ele, que defendeu que o governo brasileiro não tem mais espaço para investir em infraestrutura. “Temos que encontrar alguém que tome conta do boi.”

Delfim classificou como “fundamental” a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para os gastos da União, também apresentada por Temer. “Eu não sei se o Temer entende bem o que está fazendo. Se ele não cumprir o teto, vai sofrer impeachment”, disse. Segundo Delfim, se a PEC for aprovada, a queda dos gastos públicos se tornará mais fácil. “O resto vai vir por gravidade.”

O evento contou com 4 Painéis , sempre mediados por Augusto Nunes Colunista de VEJA, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva.

1º Painel: Delfim Neto; Gilberto Peralta ( CEO da GE) Nelson Marconi (Coord. Executivo do Forum de Economia da FGV)Paulo Rabello de Castro (Presidente do IBGE); 2º Painel: Tiago Terra (Supervisor de Competitividade da APEX) Diego Coelho ( prof. de Relações internacionais da ESPM)Gino Paulucci Jr.( CEO da Polimáquinas); 3º Painel: Almir Pazzianotto (Ex Ministro do Trabalho) Estevão Mallet ( da Advogados Mallet)Hilton José da Veiga Faria(Diretor de RH da WEG); 4º Painel: Pablo Fava(Gerente Executivo de Automação da Siemens)Paulo Roberto dos Santos(Gerente Regional da Festo)Fabio Martins Fernandes(Especialista em i4.0 da Bosch); A Palestra Magna foi ministrada pelo Cientista Político, jornalista e escritor José Alvaro Moisés.