A produção industrial japonesa no "Novo Normal"

A produção industrial japonesa no

17.09.2021

Distanciamento social, proteção dos funcionários, renovação de operações e máquinas, atualização das lacunas da cadeia de suprimentos. Assim como a sociedade como um todo, os fabricantes estão enfrentando muitos desafios adicionais que não esperavam e, acima de tudo, com orçamentos reduzidos. Então, como você navega pela nova norma de manufatura?

"Os fabricantes agora estão tentando se adaptar às mudanças nas condições devido ao início da normalização da pandemia. Por exemplo, como você implementa o distanciamento social em uma
fábrica?" disse Hajime Sugiyama, especialista de IoT Industrial da Mitsubishi Electric.

É uma questão muito interessante, pois há mais adaptações e mudanças do que a maioria das pessoas pensam. Começando pelos colaboradores industriais que precisam fazer o uso de protetores faciais e máscaras e, de fato, muitas indústrias têm tradicionalmente usado tais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), visto como uma forma de precaução e higiene ou até mesmo como um ambiente limpo para indústrias que produzem alimentos, medicamentos, eletrônicos e semicondutores sensíveis. Porém estes EPIs nem sempre são ideais para todo tipo de indústria. Por exemplo, em ambientes quentes ou úmidos, o uso de máscara pode aumentar os riscos de exaustão por calor, portanto, deve-se ter cuidado para realmente não comprometer a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Alguns gerentes de fábrica estão considerando o uso de telas entre seus colaboradores,mas isso também não é uma solução, pois pode haver problemas de espaço e movimento restrito, bem como possíveis problemas de acesso a dispositivos de emergência ou dispositivos industriais ou que simplesmente atrapalhe em visibilidade.

Além destes obstáculos, Sugiyama complementa dizendo: "Muitos fabricantes estão se concentrando no distanciamento social aplicando alternação de turnos. Com isso, é necessário controlar cada turno de trabalho para que menos pessoas trabalhem juntas ao mesmo tempo evitando a transmissão de vírus dentro da fábrica. Logo, tudo isso se torna um novo conjunto de desafios. Construir soluções de automação extensas requer muito tempo, orçamento e planejamento e nestes tempos em que os fabricantes querem começar a operar de forma rápida e flexível, esses três recursos provavelmente estarão em falta. É claro que não será a mesma solução para todos, o que exigirá de flexibilidade para adotar a melhor solução para cada caso com mecanismos colaborativos. Utilizar mais o trabalho remoto é uma excelente alternativa.”, afirma Sugiyama.