ABB e Instituto Mauá de Tecnologia em parceria para formação de profissionais da digitalização

ABB e Instituto Mauá de Tecnologia em parceria para formação de profissionais da digitalização

23.05.2022

A ABB, líder mundial em automação, e a área de Projetos e Atividades Especiais (PAE) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) iniciaram neste ano uma atividade voltada ao ensino e prática de soluções de automação para a indústria. Neste semestre de estreia, os encontros são destinados a apresentar soluções e projetos de automação. Para o futuro, a ideia é expandir a formação e envolver os alunos de outras instituições em treinamentos e no desenvolvimento de novas soluções para o mercado.

São nove encontros ao todo para uma turma de aproximadamente 20 alunos ao longo do semestre. Os temas trabalhados são as áreas de atuação da ABB: eletrificação (acionamentos elétricos de baixa e média tensão), robótica, automação (DCS/SDCD) e soluções de acionamentos (motores e geradores).

“Queremos que estudantes que estão entrando no mercado de trabalho conheçam a cultura de inovação e aprendizado da ABB. Este é um esforço de aproximar a indústria da academia, e vice-versa. É fato que há um distanciamento entre esses ambientes e aproximá-los pode significar avanço tanto do ponto de vista tecnológico quanto das práticas de mercado”, afirma Fernanda Janguas, responsável por Relacionamento com Universidades, Marca Empregadora e Programas de Talentos na ABB.

Parte da expertise da ABB será compartilhada com alunos da Mauá com o objetivo de ampliar o conhecimento da multinacional entre as novas gerações do mercado de trabalho. É também intenção da ABB identificar talentos ao mesmo tempo que dissemina os fundamentos da transformação digital da indústria a profissionais em início de carreira.

“A transformação digital da indústria é iminente e inegável. É preciso fomentar conhecimento técnico e trabalhar o seu desenvolvimento ainda nas bases da educação superior para que o Brasil finalmente extrapole seu potencial competitivo”, complementa Raphael Haddad, líder digital para indústrias de processos.

Disciplina especial

Os encontros da atividade da ABB na Mauá encerram em junho deste ano. Até lá, alunos de todos os anos que se inscreverem no módulo conhecem as frentes de atuação da ABB e as tecnologias desenvolvidas pela empresa. Em resumo, são metodologias para acionamentos elétricos de baixa e média tensão, para robôs, e soluções para controles de processos industriais e acionamentos de motores e geradores.

“Buscamos a parceria com a ABB em razão de sua importância no cenário de automação para a indústria em geral como provedora de soluções diferenciadas. Com esse projeto, vamos associar a excelência acadêmica oferecida pelo IMT com a expertise de mercado da ABB, o que pode gerar bons resultados na formação dos alunos e na qualidade operacional e de tomada de decisões no mercado de trabalho altamente competitivo e tecnológico", comenta o prof. Dr. Eduardo Nadaleto da Matta, coordenador dos Projetos e Atividades Especiais (PAE) do Instituto Mauá de Tecnologia.