ABIMAQ: “recessão não poderá ser enfrentada com os atuais juros elevados”

ABIMAQ: “recessão não poderá ser enfrentada com os atuais juros elevados”

17.06.2016

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, “o cenário econômico não é dos melhores”. Em mensagem dirigida a seus associados, Marchesan, que recentemente assumiu a presidência da entidade, destaca que a atividade econômica continua estagnada e a economia brasileira caminha para mais um ano de recessão.

Segundo ele, “o atual quadro de recessão não poderá ser enfrentado com os atuais juros elevados e a apreciação cambial. Essas medidas, convencionais, além de não conter a inflação, trazem ainda mais recessão e agravam o processo de desindustrialização, em curso há anos”.

O empresário alerta que “é preciso sinalizar para o aumento da taxa de investimento público e estímulo e desobstrução ao investimento privado, com diminuição da taxa de juros e desvalorização do Real frente ao dólar, a fim de dar competitividade ao setor produtivo”.

“Somos um país de 200 milhões de habitantes com 12 milhões de pessoas desempregadas, o que está esgarçando o tecido social. É preciso inverter urgentemente este quadro, sendo a geração de emprego e renda os principais instrumentos para a saída da crise”, disse.