ABITRIGO participa de debate sobre a importância dos alimentos processados

ABITRIGO participa de debate sobre a importância dos alimentos processados

30.06.2017

Na última terça-feira, 27 de junho, a equipe da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) esteve na abertura do Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro de desenvolvimento e atualização do setor de alimentos & bebidas.

Rubens Barbosa, presidente-executivo da entidade, participou do painel de debates sobre a confiança do consumidor brasileiro nos produtos industrializados, ao lado de Alexandre Jobim, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Claudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Andréa Mota, diretora de categorias da Coca-Cola, Laerte Moraes, diretor sênior de ingredientes da Cargill, Pedro Gonçalves, diretor de marketing da Tetra Pak e Ricardo Selmi, presidente da Selmi Alimentos.

De acordo com Barbosa, os moinhos brasileiros têm investido muito na modernização de seus parques industriais, principalmente em tecnologias de aprimoramento do controle de qualidade, buscando oferecer ao consumidor produtos cada vez melhores. “Esses investimentos são feitos principalmente em equipamentos de laboratório, que verificam a qualidade da matéria prima na entrada e a qualidade da farinha de trigo produzida. Nossas indústrias são referência mundial em tecnologia de equipamentos”, destaca.

Muitos moageiros buscam, também, a certificação ISO 22.000 – norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todas as organizações da cadeia alimentar, da colheita à mesa. “Esta é uma preocupação genuína que demonstra o respeito que temos pelos consumidores”, ressalta Rubens Barbosa.

Por fim, o executivo reforçou que a ABITRIGO acredita na tecnologia como ferramenta para comunicar a transparência e saudabilidade dos produtos e participa de fóruns de discussão e proposição de ações de regulamentação de informações, embalagens e rotulagens, facilitando o entendimento do consumidor e auxiliando-o a fazer suas escolhas.