ABPE anuncia manual de boas práticas para tubulações

ABPE anuncia manual de boas práticas para tubulações

10.10.2018

O manual foi elaborado pelo engenheiro José Roberto Danieletto, autor do livro “Manual de Tubulações de Polietileno e Polipropileno – Características, Dimensionamento e Instalações”, considerado uma obra completa sobre o assunto. 

Foi estruturado em sete módulos com os seguintes tópicos: Dez Passos Para Escolha e Aplicação Segura de Tubulações; Seleções dos Materiais; Especificação e Controle de Qualidade dos Materiais; Qualificação do Instalador e Equipamentos; Instalação e Reparo; Água e Esgoto Sob Pressão; Linhas Anti Incêndio e Outras Aplicações.  Também apresenta as tubulações de polietileno e polipropileno desde suas características, especificações e normalizações, dimensionamentos hidráulicos, mecânicos e térmicos, requisitos de controle de qualidade, métodos e procedimentos de união e reparo, procedimentos de instalação aérea, enterrada convencionais e não destrutivos (MND). Cada módulo contém subtemas abordados, de maneira clara e objetiva, para levar informações práticas ao leitor.

Para o engenheiro José Roberto, o Manual é de extrema importância para os profissionais do setor. “Não há no Brasil um guia completo e abordado de forma prática sobre tubulações poliolefínicas. Projetistas, compradores, instaladores e usuários de modo geral, podem consultar essas informações sempre que precisarem. É uma importante forma de disseminação sobre o assunto”, enfatiza.

O lançamento foi uma  iniciativa da  Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas - ABPE.