Advanced Analytics da Dürr traz a inteligência artificial para a linha de pintura

Advanced Analytics da Dürr traz a inteligência artificial para a linha de pintura

27.05.2020

Advanced Analytics é a primeira aplicação de IA pronta para o mercado, destinada a linhas de pintura. É o último módulo da série de produtos DXQanalyze. A solução inteligente, que combina a última tecnologia de TI e experiência em engenharia mecânica, identifica fontes de defeitos e determina os ótimos cronogramas de manutenção. Também rastreia correlações previamente desconhecidas e utiliza esse conhecimento para adaptar o algoritmo à planta, utilizando princípio do auto aprendizado. As primeiras aplicações práticas mostram que o software da Dürr otimiza a disponibilidade da planta e a qualidade da superfície das carrocerias pintadas.

Por que existem os mesmos defeitos com uma frequência incomum em partes da carroceria? Quando é o último momento para substituir um misturador no robô sem provocar uma parada da máquina? Respostas precisas são importantes para um sucesso econômico sustentável. Porque todo defeito ou toda manutenção desnecessária, que pode ser evitado, traz uma economia de dinheiro ou melhora a qualidade do produto.

“Antes tínhamos poucas conclusões precisas que permitiam a detecção rápida de defeitos de qualidade ou falhas. E, se houvessem, geralmente seriam baseadas em uma cuidadosa avaliação manual de dados ou em uma metodologia por tentativa e erro. A inteligência artificial (IA) as torna muito mais precisas e automáticas”, explica Gerhard Alonso Garcia, Vice President MES & Control Systems na Dürr.