AGCO e startup gaúcha criam aplicativo para solução de comunicação em manufatura

AGCO e startup gaúcha criam aplicativo para solução de comunicação em manufatura

16.11.2017

A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas, acaba de implementar na manufatura da planta de Canoas (RS) um aplicativo criado em parceria com startup. O projeto Help Chain (do inglês, cadeia de ajuda) visa reduzir o tempo de atendimento na linha de produção pelas áreas técnicas de apoio, garantindo o fluxo da produção, aprimorando a qualidade, além de tornar o processo ainda mais produtivo.

O projeto Help Chain baseia-se no acionamento de toda a cadeia de apoio técnico em um aplicativo para smartphones. Em vez de acionar um botão físico, o funcionário da produção pressiona um botão virtual nas telas de celulares instalados em pontos estratégicos das linhas de produção. Dessa forma, o aparelho móvel do responsável técnico vibra e indica o local exato onde a ajuda é requisitada. Ele então também pode solicitar suporte no aplicativo selecionando as áreas da qualidade, logística, engenharia e segurança, por exemplo. “As maiores perdas em uma linha de produção estão na falha de comunicação, que atrasa a solução de possíveis correções necessárias. Por isso, qualquer melhoria que agilize este processo é extremamente vantajosa e estratégica para nós”, afirma Felipe 
Soares, diretor de TI da AGCO América do Sul.

O projeto faz parte da estratégia “Open Innovation”, que busca conectar a AGCO com startups brasileiras, para desenvolver o empreendedorismo na empresa e cultivar uma relação de colaboração entre soluções externas e internas, inovando os processos. Dentre as áreas que podem receber parcerias dentro do programa de integração estão a manufatura 4.0, conectividade, Inteligência Artificial, IoT (sigla para Internet das Coisas, em inglês), Mobilidade e Experiência com clientes.

“A AGCO busca diariamente inovações que reflitam o espírito empreendedor de toda a empresa, parceiros e clientes, tendo como foco oferecer ao produtor rural as melhores máquinas de trabalho. As vantagens da estratégia “Open Innovantion” podem ser percebidas em duas frentes: primeiro, na parceria com a startup brasileira, que nos apresentou um projeto em linha com nossas estimativas e objetivos. Em segundo, no desenvolvimento de uma solução que proporciona maior flexibilidade, mobilidade e agilidade na linha de produção. A AGCO acredita na manufatura digital e estamos sempre atentos às melhorias tecnológicas para os nossos processos”, completa Soares.

Toda a ação de Help Chain foi desenvolvida com a startup Kobe, empresa de Porto Alegre (RS), em parceria iniciada no segundo semestre de 2016. Com alto índice de sucesso, ainiciativa deve ser expandida para outras quatro plantas da AGCO no Brasil nos próximos meses.

Tradicionalmente, as indústrias utilizam painéis luminosos, placares ou televisores indicando locais que precisam de apoio técnico. Quando um problema é detectado, o operador pressiona um botão que sinaliza no painel o chamado e, assim, o técnico se desloca para prestar apoio - caso não tenha conhecimento para resolver, ele pode acionar o botão de outras áreas. “A comunicação é feita de maneira visual e o tempo de resposta depende da atenção aos painéis. Com o aplicativo, os técnicos são acionados imediatamente identificando o local que demanda apoio. Reduzimos, dessa forma o tempo de acionamento e permitimos mobilidade total dos técnicos sem a necessidade de ficar constantemente visualizando paineis”, comenta Alexandre Gewehr, gerente de TI AGCO.

A iniciativa Help Chain poderá ser adquirida por outras empresas diretamente com a startup Kobe, que possui a permissão de comercializá-la em diferentes setores da indústria.