Air Liquide firma contratos para o próximo veículo europeu de lançamento - foguete Ariane 6

Air Liquide firma contratos para o próximo veículo europeu de lançamento - foguete Ariane 6

23.12.2016

A Air Liquide,  empresa especializada em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, firmou vários contratos para o fornecimento de equipamentos criogênicos que serão utilizados para a propulsão do futuro veículo europeu de lançamento Ariane 6, bem como para projetar e produzir sistemas de fluído criogênico para o novo Sistema de Lançamento Ariane (ELA4), do Centro Espacial da Guiana Francesa. Os contratos para venda desses equipamentos, que somam mais de 100 milhões de euros, serão executados ao longo dos próximos três anos.

A Air Liquide prestará suporte ao Centro Nacional para Estudos Espaciais (CNES) e à Airbus Safran Launchers (ASL), no que diz respeito ao desenvolvimento a bordo e em terra do futuro foguete Ariane 6. O Grupo será responsável pelos estudos criogênicos, mais especificamente pelo projeto e fabricação das linhas criogênicas dos tanques do estágio principal e do estágio superior desse veículo de lançamento, com  capacidade para 175 toneladas de hidrogénio líquido e oxigênio. A Air Liquide também foi escolhida para projetar os equipamentos de distribuição de fluidos criogênicos (oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e hélio) necessários para a propulsão do novo sistema de lançamento (ELA4) do foguete Ariane 6, a partir da plataforma de Kourou, na Guiana Francesa.

Líder mundial em criogenia espacial, a Air Liquide vem apoiando há 50 anos o desenvolvimento de sucessivas gerações de foguetes Ariane (do 1 ao 5), através de suas inovações tecnológicas criogênicas e do fornecimento de um portfólio completo de equipamentos de alta tecnologia, gases e serviços correlatos utilizados a bordo e em terra. A propulsão criogênica oferece benefícios em termos de confiabilidade, segurança e excelência tecnológica, além de garantir mais precisão na órbita dos satélites. A Air Liquide está trabalhando, juntamente com outros players do setor espacial europeu, no aprimoramento do desempenho e da competitividade do futuro veículo de lançamento Ariane 6, cujo primeiro teste será realizado em 2020.

François Darchis, Vice-Presidente Sênior e membro do Comitê Executivo do Grupo Air Liquide, comentou: "Parceira histórica no programa espacial e player da comunidade científica, a Air Liquide desenvolveu extraordinário know-how em criogenia espacial e vem apoiando o programa Ariane em todas as etapas de desenvolvimento desses veículos de lançamento. Estamos satisfeitos pelo fato de podermos contribuir com um setor de excelência e de atender aos novos desafios do segmento espacial europeu".