Alumina registra superávit em exportações

Alumina registra superávit em exportações

09.02.2018

As exportações brasileiras de alumina (matéria-prima para produção de alumínio primário) registraram significativo crescimento de 18,5% no ano de 2017 em comparação a 2016, em valores foram US$ 2.630 milhões FOB, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

O principal destino das exportações de alumina foi o Canadá, importando 38,7% do volume total – um equivalente a 3.388 mil toneladas ao longo do ano. O segundo lugar é ocupado pela Noruega, com 23,5% das exportações brasileiras. E a grande surpresa ficou por conta da Islândia, que agora ocupa a terceira posição, importando 9,1% – o volume importado pelo país no último ano teve uma variação positiva de 131,5%, quando comparado ao ano de 2016.

O óxido de alumínio, conhecido como alumina, é extraído da bauxita por meio do refino e tem diversas utilizações – além da produção de alumínio primário, também pode ser usado na fabricação de materiais refratários e velas de ignição, bem como pode ser utilizado em produtos abrasivos e para polimento. O Brasil tem a maior refinaria de alumina do mundo –  a Alunorte, localizada em Barcarena, no Pará, além das refinarias da Alcoa, Alumar e Hindalco.