Arla Foods analisa o consumo de energia com sensor de fluxo

Arla Foods analisa o consumo de energia com sensor de fluxo

12.06.2020

A cooperativa de laticínios Arla Foods obteve pela primeira vez transparência com relação à energia consumida na produção de queijo cottage. Para isso, foi utilizado o sensor de fluxo FlexFlow® da Baumer, que pode medir o fluxo, além da temperatura do meio. A futura economia potencial resultantes e a fácil instalação fizeram com que este investimento rapidamente se tornasse rentável.

A fim de reduzir o balanço energético, durante a concepção da fábrica, os produtores de alimentos já tinham realizado diversas ações relativas a seu compromisso com a sustentabilidade. No circuito de refrigeração, que resfria o queijo produzido de 60 a 30 graus Celsius, eles aproveitam o máximo possível o frio externo do clima sueco, a fim de obter uma temperatura de resfriamento de 0,5 graus Celsius. Mas ainda assim havia perdas de energia que a Arla há tempos não conseguia localizar com precisão. "Quando ouvimos sobre as possibilidades do sensor FlexFlow ® nos interessamos imediatamente",conta Mattias Abrahamsson, gerente do sistema de produção da Arla Falkenberg. "Isso parecia exatamente ser o que estávamos procurando por um longo tempo. A Baumer tem com a Arla Foods uma cooperação de longa data, diz Martin Leupold, gerente de produto de sensores de processo na Baumer.

A cooperativa produz 20 000 toneladas de queijo cottage por ano, o que totaliza uma média de 76,9 toneladas diárias. A indústria atende praticamente toda a demanda de queijo cottage no mercado sueco e também exporta para a Finlândia, a Dinamarca e a Grécia.