Autaza lança Centro de Inspeções Robóticas no Parque Tecnológico São José dos Campos

Autaza lança Centro de Inspeções Robóticas no Parque Tecnológico São José dos Campos

12.02.2021

O Centro tem uma área de 130 m², está equipado com robôs e sistemas de automação que simulam a complexidade e mobilidade de uma linha de produção automotiva. O espaço é o único do Brasil a demonstrar um sistema óptico de inspeção de qualidade de pintura por meio de inteligência artificial e visão computacional. O sistema identifica automaticamente defeitos de aparência em peças plásticas, metálicas e em materiais compostos, ajudando a aumentar a eficiência da produção.

“A cooperação com o novo Centro faz parte do conjunto de iniciativas do Parque para proporcionar um ambiente que seja referência no desenvolvimento de novas soluções e negócios para a indústria 4.0”, afirma José Iram Barbosa, diretor de operações do Parque Tecnológico.

O Centro de Inspeções Robóticas recebeu R$ 1,5 milhão de investimento. Os recursos foram obtidos a partir de programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também tem o apoio das empresas Eisenmann do Brasil e Igus, que participaram do desenvolvimento do projeto.

Além do desenvolvimento de projetos, a parceria entre Autaza e Parque prevê a capacitação e qualificação de mão de obra. A cada semestre, a empresa vai oferecer duas bolsas de estágio remuneradas para estudantes das universidades instaladas no Parque.