Balanças de solo portáteis e fixas ganham cada vez mais espaço na indústria

Balanças de solo portáteis e fixas ganham cada vez mais espaço na indústria

22.11.2016

Lançada há seis anos, a Balança de Solo da Toigo Sistemas Automotivos, que ganhou novas variações, tem mudado a realidade de muitas empresas, seja do setor automotivo ou de logística. Isso porque, permite que elas verifiquem não apenas o peso total do veículo, como o peso individual de cada roda ou eixo. “Esse é um produto de excelente qualidade técnica e que pode facilitar em muito a vida de quem trabalha com transporte de carga, principalmente de quem pesa as cargas em pátios, já que o equipamento portátil pode ser facilmente transportado. No caso das balanças fixas, elas permitem controlar o peso por eixo a um custo bem inferior ao das balanças de peso total”, explica Frederico Toigo, diretor da empresa.

Na Servicarga, empresa do setor logístico, a balança, que já é usada há dois anos, ajudou a reduzir em 95% as multas de excesso de peso tomadas. “Tínhamos a preocupação de diminuir a quantidade de multas, principalmente por causa do peso excedente sobre os eixos”, conta Matheus Cappellaro Bidese, líder operacional da Servicarga. Ainda segundo ele, o uso do equipamento não apenas evitou as multas, como agilizou o trabalho: “Antes, perdíamos cerca de uma hora e meia por viagem passando por balanças fixas e tendo que medir o peso do caminhão diversas vezes. Hoje, até o caminhoneiro faz a viagem com mais tranquilidade, sem mais esse problema para preocupar”, explica.

A facilidade de medir o carregamento por eixo durante os testes também é o atributo que fez com que a Scania escolhesse as Balanças de Solo Portáteis da Toigo. Desde 2012, a montadora de origem sueca utiliza o modelo Ultraslim, que há dois anos está no setor protótipo. “As balanças são essenciais para a realização de distribuição de carga em nossos veículos de testes, pois podemos visualizar com mais facilidade o peso em cada eixo e em cada roda, sendo assim, ter uma distribuição de carga mais adequada para a realização dos testes. Por se tratar de um equipamento portátil, temos a facilidade e agilidade de realizar esta distribuição em qualquer local que o veículo se encontre, desde que o piso esteja nivelado”, explica Ricardo Scudeler, técnico de produto na área de Protótipo, da Scania Latin América.

Para quem ainda não conhece a Toigo ou seu serviço de pós-venda, os clientes são unânimes ao relatar a agilidade do atendimento. “A assistência técnica é um fator muito importante para nós, pois, como utilizamos constantemente o equipamento, temos sempre que tê-los disponíveis para utilização nos testes. Recentemente tivemos necessidade de serviços de reparo e calibração. O primeiro contato foi realizado pro meio do site da empresa. Fomos prontamente atendidos. Além disso, como trabalhamos com certificação e homologação de novos produtos, a calibração dos equipamentos é primordial para a confiabilidade dos resultados”, diz Scudeler.

A Balança

A Balança de Solo da Toigo, que há seis anos contava com dois modelos, hoje está disponível em  seis variações – Standart, Ultraslim, Axle Pad, Heavyweight , Competição   e um modelo específico para aeronaves. Todas elas são eletrônicas e possuem visor LCD.

Sobrecarga – todo mundo perde

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias estima que o Brasil perca em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano com a reforma de estradas desgastadas pela sobrecarga dos caminhões. A estrada ruim, assim como a própria prática de sobrecarga, também reflete em prejuízos para os transportadores, que acabam tendo que pagar pela manutenção do veículo e troca prematura dos seus componentes, como pneus, molas, amortecedores, freios e molas, entre tantos outros. Estudo feito pela Polícia Rodoviária Federal mostra que os custos operacionais das empresas que sobrecarregam os caminhões podem ser 30% maior, com pneus, e até 50% maior, com combustível. As multas e as chances redobradas de acidentes também são riscos desnecessários por quais passam essas empresas e seus caminhoneiros.

Toigo Sistemas Automotivos

Fundada em 2008, a Toigo Sistemas Automotivos tem o objetivo de auxiliar na gestão de frotas de veículos e empresas, visando reduzir custos e controlar processos.

Ela nasceu da carência do mercado por uma prestadora de produtos e serviços focada na gestão e redução de custos das empresas do setor de transportes – de cargas em geral, lixo, cargas líquidas, frotas de ônibus, empresas de mineração, dentre outras – e, para isso, utiliza e desenvolve produtos de alta tecnologia e excelente qualidade, aliados a uma equipe treinada para atender as demandas de cada segmento de forma individualizada.

Considerada uma empresa verde, a Toigo Sistemas Automotivos auxilia seus clientes a reduzir seus índices de emissão de poluentes e custos de manutenção e operação. Focada nas necessidades específicas das empresas, está apta a atender companhias de pequeno, médio e grande porte.