BNDES com novo credenciamento de máquinas e equipamentos na Finame

BNDES com novo credenciamento de máquinas e equipamentos na Finame

03.12.2018

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passa a adotar a nova metodologia de credenciamento de máquinas, equipamentos, sistemas industriais e componentes na linha BNDES Finame, a partir de 3 de dezembro de 2018, substituindo os atuais critérios de índice de nacionalização em valor e em peso.

Concebida em uma visão de longo prazo, a nova metodologia é mais moderna, flexível e aderente à realidade industrial brasileira, pois leva em conta fatores como os investimentos em inovação, diversificação do parque industrial, forma de inserção nas cadeias globais de valor e qualificação da mão de obra industrial. Estes direcionadores alinham-se aos objetivos estratégicos do BNDES de fortalecer a estrutura produtiva brasileira, de estímulo à inovação e de aumento da produtividade das empresas.

Método - Um dos fatores considerados é o conteúdo tecnológico do produto: o critério avalia a participação de componentes de alta intensidade tecnológica no total de componentes utilizados para a manufatura do item a ser credenciado. Outro quesito é o de inovação, que mede a relação entre os gastos com pesquisa, desenvolvimento ou inovação e o faturamento. Para avaliar a inserção externa, será mensurada a participação das receitas de exportação no faturamento total. A metodologia inclui ainda dois critérios: a evolução da relação entre o valor adicionado pelo fabricante sobre o total de funcionários, para evidenciar a criação de valor pela empresa, e a participação de mão de obra técnica qualificada no total de empregados.

O objetivo da medida é incentivar os investimentos em capacidade produtiva e pesquisa, buscando ampliar a produtividade, a competitividade e a inserção da indústria nacional em cadeias globais de produção e em mercados internacionais de bens de capital, além da geração de empregos qualificados e renda. Adicionalmente, considerando as orientações estratégicas do BNDES e os desafios do País, o novo processo de credenciamento permite que os critérios de habilitação dos produtos possam ser ajustados para incentivar determinados segmentos ou tecnologias, sendo os resultados da política sistematicamente monitorados.

Mais informações: www.bndes.gov.br