Brasil é um dos países que tendem a aumentar a produção de gás e óleo até 2035, diz estudo

Brasil é um dos países que tendem a aumentar a produção de gás e óleo até 2035, diz estudo

17.08.2017

 A Zurich, seguradora global com 145 anos de existência, e o Atlantic Council, conselho que promove liderança construtiva em assuntos internacionais com base no papel central da comunidade atlântica no cumprimento dos desafios globais, desenvolveram em parceria o estudo “Our World Transformed: Geopolitical Shocks and Risks” , que analisa riscos globais e seus impactos no crescimento econômico global.  Ao traçar as principais implicações geopolíticas dos conflitos no Oriente Médio - grande fornecedor mundial de petróleo - o relatório mostra que pode haver um aumento de até 35% nos preços de energia e que Brasil, Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Venezuela são os países que mais devem aumentar sua produção energética até 2035.

Além da questão energética, os estudiosos examinaram os riscos crescentes de protecionismo e escassez de recursos como água e alimentos. O aumento da tensão entre China e EUA aumenta o risco de protecionismo, uma escalada que pode reduzir em US$ 18 trilhões do PIB global até 2035. Existe uma interconexão de riscos de falta de recursos como água e energia, na medida em que os sistemas de água exigem muitas vezes fontes de energia para poderem operar.

De acordo com David H. Anderson, Executive Vice President and Managing Director, Credit & Political Risk, Zurich Insurance Group, os cenários apresentados são importantes na medida em que permitem mapear as formas de riscos que têm potencial para gerar crises em grande escala e também mostram riscos isolados que podem desencadear dezenas de outros. “O estudo esboça possíveis estratégias de gerenciamento de risco que ajudarão governos e empresas a se prepararem para enfrentar e mitigar as consequências negativas de ameças”. O porta-voz complementa que “é importante que as empresas e também governos, compreendam as tendências e os cenários a serem observados e assim se preparem para as possíveis consequências de qualquer um desses riscos. Isso deve ajudar os especialistas em riscos a entender melhor o impacto potencial dessas questões geopolíticas sobre seus ativos financeiros e físicos, operações, incluindo cadeias de suprimentos e pessoas”.