Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo anuncia nova Presidência e Membros de sua Diretoria

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo anuncia nova Presidência e Membros de sua Diretoria

19.08.2020

A última sexta-feira (14) marcou a posse de Manfredo Rübens, Presidente da BASF para a América do Sul, como Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, instituição centenária que representa oficialmente a economia alemã no Brasil. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral Ordinária da instituição.

Rübens já havia assumido a presidência interinamente em junho deste após a saída de Philipp Schiemer, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. Schiemer despediu-se do cargo de Presidente da instituição, função que assumiu em março de 2019, para assumir o cargo de CEO da Mercedes-AMG, subsidiária do Grupo Daimler.

A expectativa é de que a nova Presidência dê continuidade ao trabalho tão bem executado até então para o fortalecimento e a diversificação dos negócios das empresas associadas, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre países. Adicionalmente, por meio de votação, foram eleitos novos membros da Diretoria da instituição. Ao todo vinte e oito executivos foram reeleitos para um segundo mandato ou eleitos para dar início ao seu período como Diretor da Câmara. A lista completa pode ser acessada aqui.

Sobre o novo Presidente da instituição, Manfredo Rübens

Nascido em Buenos Aires, Argentina, Manfredo Rübens fez um aprendizado (Banklehre) no Deutsche Bank e depois estudou Administração de Empresas em Mannheim, Alemanha. Ingressou na BASF em Ludwigshafen, Alemanha, em 1991, como especialista em Mercados de Capitais. Em sua trajetória profissional exerceu diversas funções na Alemanha, os Estados Unidos e o Brasil. Casado e pai de três filhos, ele assumiu em 2018 a Presidência da BASF para a América do Sul. Apaixonado por esportes como natação, tênis e golfe, destaca-se por sempre usar o terno acompanhado por um par de tênis – o calçado orgulhosamente exibido é da marca alemã Adidas, produzido com o polímero desenvolvido pela BASF.

Já quando o assunto é o time do coração, o de Rübens é dividido em quatro partes milimetricamente iguais: Bayern de Munique e seleções da Argentina, Alemanha e Brasil. Fã de Friends, Beatles e Ed Sheeran, Rübens é um grande entusiasta de inovação e sustentabilidade, pilares que defende à frente da BASF e que devem refletir em sua atuação como Presidente da AHK São Paulo.