Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura ganha sede no ITA

19.01.2018

O Instituto Fraunhofer IPK e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inauguram em março o novo Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura, o FPC@ITA. Com base em São José dos Campos, interior de São Paulo, o local será voltado para pesquisas na cadeia de processos em empresas industriais, inovações sustentáveis na gestão corporativa, desenvolvimento de produtos, sistemas de produção, tecnologia de fabricação e automação.

“No futuro, o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK) e o Centro de Competências para a Manufatura (CCM) do ITA desenvolverão conjuntamente soluções de tecnologia de produção em benefício da indústria no Brasil, incluindo empresas alemãs e europeias que produzem localmente”, disse Eckart Uhlmann, diretor do Fraunhofer IPK e diretor executivo do FPC@ITA, durante a cerimônia de assinatura na cidade, em novembro de 2017.

O projeto marca a cooperação estratégica entre a instituição de pesquisa alemã, com base em Berlim, e uma das melhores escolas de engenharia do Brasil. As competências complementares dos dois institutos devem permitir ainda o desenvolvimento e implementação de soluções de sistemas complexos para produção digitalmente integrada (DIP).

A aproximação dos parceiros na área de Pesquisa e Desenvolvimento teve início com o “Ciência sem Fronteiras”: em seus cinco anos de existência, o programa de intercâmbio possibilitou a ida de muitos estudantes brasileiros ao Fraunhofer IPK.

Local estratégico – A cidade de São José dos Campos foi escolhida para sediar o FPC@ITA por estar numa região estratégica: cerca de 50% das empresas brasileiras estão localizadas a 200 km da cidade. A região hospeda ainda 70% de todas as empresas alemãs que administram filiais brasileiras.

Segundo o Fraunhofer IPK, muitas já manifestaram interesse em cooperar com o FPC@ITA. Atualmente, projetos no valor de aproximadamente 11 milhões de euros estão em execução, ou foram recentemente concluídos pelo Fraunhofer IPK no Brasil -  muitos já em estreita colaboração com ITA e CCM.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Ele oferece ensino e pesquisa em campos distintos da engenharia - aeroespacial, aeronáutica, civil, mecânica, informática e eletrônica.

Parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), um dos maiores centros de pesquisa da América Latina, o ITA participou de grandes projetos brasileiros nos últimos 60 anos, incluindo a fundação da Embraer, o desenvolvimento do Programa de Etanol Automotivo e de melhorias no setor de telecomunicações.