Chiller economiza até 40% de energia

Chiller economiza até 40% de energia

10.10.2018

O uso racional de energia e o emprego de novas tecnologias de comunicação são temas constantemente discutidos para reduzir o consumo de energia. O Grupo Friotec assumiu o desafio de projetar um equipamento robusto, com a mais alta eficiência energética, seguindo rigorosamente o padrão de fabricação da empresa e que possuísse as melhores e mais novas tecnologias de refrigeração e de controle aplicadas a chiller.

Para esse projeto, o Grupo Friotec escolheu a Danfoss. “A Danfoss é um grande parceiro comercial do Grupo Friotec. Além de ser uma das mais conceituadas fabricantes de componentes de refrigeração do mercado, certamente seria a única empresa que poderia nos proporcionar todos os recursos necessários para o bom desempenho do equipamento projetado, a fim de atingirmos as expectativas e as exigências dos clientes”, comenta Alexandre Cohen, gerente comercial do Grupo Friotec.

A empresa projetou o Chiller Friotec TF-400 AR, equipamento de resfriamento de água que pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como indústrias de transformação de plástico, de alimentos e bebidas em processos cervejeiros e de fabricação de alimentos, metal mecânica na indústria naval, com corte e tratamento de superfície, clínicas de diagnóstico por imagem em ressonâncias magnéticas e climatização, químicas em biorreatores e outros processos, farmacêuticas entre outros.

Para o novo chiller, a Danfoss forneceu compressores scroll com velocidade variável VZH-170, conversores de frequência CDS303, resistência de cárter e sensor de nível do óleo dos compressores, separador de óleo, válvulas de expansão eletrônica ETS com controladores EKC, transdutor de pressão AKS-12 e trocadores de calor micro canal, além de componentes de refrigeração e proteção para facilitar a manutenção do equipamento, como filtros secadores, válvulas de bloqueio GBC e válvulas de serviço tipo esfera GBC, explica Leandro Silva, engenheiro de vendas da Danfoss.

Com a adoção dos compressores VZH, todos os motores do chiller contam com variação de velocidade (bomba d’água, ventiladores e compressores), proporcionando economia de energia de até 40%. Este chiller será utilizado na aplicação em Tandem (compressores em paralelo). “Temos três circuitos no total, em que cada circuito é composto por um compressor variável VZH-170 e um compressor fixo SH-240”, acrescenta Silva.