Com solução da Veolia, Goldcorp supera meta de tratamento de rejeitos de arsênio em mina de ouro

Com solução da Veolia, Goldcorp supera meta de tratamento de rejeitos de arsênio em mina de ouro

13.06.2016

Para tratar os rejeitos de arsênio na água da mina de Cochenour Wilanour, no norte de Ontário, no Canadá, a mineradora Goldcorp escolheu a Veolia Water Technologiespara oferecer soluções de tratamento que atendessem as necessidades da planta e realizassem a separação de uma maneira eficiente e em um espaço limitado.

Adquirida pela companhia em meados de 1990, a mina de Cochenour Wilanour precisava de tecnologia que utilizasse um sistema de precipitação dos rejeitos. A Goldcorp, então, optou pela instalação de dois clarificadores ACTIFLO de 4.000 m³/d para a precipitação e separação do arsênio e de outros metais pesados presentes na água.

“O ACTIFLO utiliza um sistema de microareia para aumentar significativamente a velocidade de sedimentação das partículas. Isso resulta em um ótimo desempenho do processo”, comenta David Oliphant, gerente regional de vendas da Veolia Water Technologies Canadá. “Os responsáveis pela mina procuraram pela Veolia, devido as nossas capacidades de remoção excelentes e às nossas tecnologias compactas. De lá, o projeto passou de piloto para efetivo, muito rapidamente”, completa David.

David Gelderland, gerente ambiental da Goldcorp Red Lake Gold Mines, comentou que o novo sistema reduziu os níveis de rejeito de arsênio na água descartada para 0,02 ppm, bem abaixo da meta inicial. “O limite de arsênio permitido para a planta era de 0,25 ppm.”

Depois do sucesso de aplicação do ACTIFLO, a Goldcorp aumentou a capacidade de tratamento para 12.000 m³/d e adicionou um circuito de ajuste de pH e um tanque de contato para o condicionamento da água.

Atualmente em exploração, a mina de Wilanour fica localizada há menos de 8 km da Goldcorp Red Lake - maior mina de ouro do Canadá e uma das produções mais ricas e de baixo custo do minério. Com o sucesso da remoção de impurezas, a água tratada já pode ser devolvida para o meio ambiente.