Consumo de energia na indústria foi tema de evento na Amcham-Curitiba

Consumo de energia na indústria foi tema de evento na Amcham-Curitiba

28.05.2019

Cerca de 50 profissionais das áreas industrial e elétrica do Paraná estiveram reunidos no 2° encontro do Comitê de Energia da Amcham-Curitiba, realizado no dia 22 de maio, em parceria com as empresas Reymaster Materiais Elétricos e Engerey Painéis Elétricos. Eles acompanharam a palestra do convidado Vittorio Caccia, Engenheiro Eletricista e Desenvolvedor de Negócios para a área de automação da Siemens.

O palestrante abordou o tema “A verticalização da automação como ponto central para otimização do processo produtivo nas indústrias”. Para ele, a automação está englobando cada vez mais novas funções na área da indústria e há uma série de soluções possíveis para os problemas de uma planta industrial. O foco da discussão, contudo, foi para o modo como a automação pode promover a manutenção preditiva e a eficiência enérgica, otimizando processos e o consumo energético.

“É possível diminuir a velocidade da operação de uma máquina que está com os dias contados, de forma que ela continue operando por mais dois ou três meses em um regime menor, mas que mantenha a engrenagem funcionando até que seja possível realizar a substituição, de forma que a planta não pare”, observou Caccia.