Conteúdo na rede ajuda a entender a Manufatura Avançada

Conteúdo na rede ajuda a entender a Manufatura Avançada

15.04.2016

Especial no portal da FEIMEC 2016, com websérie, e-book, infográfico e artigos, antecede demonstração inédita e exclusiva da fábrica inteligente que será montada na feira.

Tema cada vez mais recorrente no debate sobre produtividade e inovação dos meios de produção, a Manufatura Avançada (ou Indústria 4.0) ainda provoca dúvidas mesmo entre os profissionais do setor. Boa parte delas poderá ser dirimida de 3 a 7 de maio, quando a FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos realiza a primeira e exclusiva demonstração de uma fábrica inteligente no Brasil.

"Na FEIMEC, o visitante poderá ver ao vivo como funciona uma linha dentro do conceito de Indústria 4.0, com integração total entre robôs e máquinas, explorando conceitos como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Tecnologia RFID e Big Data, entre outros", explica Liliane Bortoluci, diretora da feira.

Para quem quiser manter-se informado desde já, o site da feira oferece o Especial Manufatura Avançada, com farto conteúdo didático sobre o tema. Nesta terça-feira, 12 de abril, entra no ar o primeiro episódio da websérie, que explica as transformações que levaram às quatro revoluções industriais.

Os episódios seguintes entram no ar nas seguintes datas: 26 de abril, com a situação da Manufatura Avançada no Brasil e os benefícios que ela pode trazer para a economia nacional; e 6 de maio, que trará imagens gravadas na própria FEIMEC para demonstrar, na prática, o funcionamento de uma fábrica inteligente.

Material didático

Desde o dia 7 de abril, encontram-se disponíveis no portal da FEIMEC os primeiros materiais didáticos do Especial Manufatura Avançada. O primeiro é um e-book que oferece tudo que técnicos e empresários precisam saber sobre a origem e desenvolvimento da chamada "4ª Revolução Industrial", os países que já estão se beneficiando dessa tecnologia, a situação no Brasil e até um passo-a-passo para obter financiamento.

O segundo material é um infográfico, que funciona como tutorial para os empresários interessados em implementar a Manufatura Avançada. Para completar, Alfredo Ferrari, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da ABIMAQ, comenta em artigo a Manufatura Avançada pelo enfoque das máquinas-ferramenta multitarefas.

Todo este conteúdo está disponível em "A Voz da Indústria", o canal de conteúdo da FEIMEC.

Veja o cronograma de publicação dos novos conteúdos:

12 de abril: Primeiro episódio da websérie de Manufatura Avançada

26 de abril: Segundo episódio da websérie de Manufatura Avançada

6 de maio: Terceiro e último episódio da websérie de Manufatura Avançada, com imagens captadas na feira

No ar: E-book Manufatura Avançada, Infográfico e artigo de Alfredo Ferrari.

Demonstração

A fábrica inteligente da FEIMEC vai ocupar 300 metros quadrados e produzir cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um porta-celular. Os visitantes da feira poderão selecionar as cores e a disposição dos lápis no acessório.

O projeto, estimado em R$ 5 milhões, foi capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e envolveu mais de 20 empresas e entidades ligadas aos mais diferentes setores, como automação e controle, robótica, mecatrônica, comunicação, internet das coisas, virtualização e outros. Para sua realização, a ABIMAQ buscou o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI. 


Fonte: Maxpress, Portal Moveleiro, AW Informática, Cimm