Controle de processos é estratégico para recuperação industrial em 2017

Controle de processos é estratégico para recuperação industrial em 2017

14.12.2016

Algumas das principais previsões econômicas, como as do Banco Central e da Fiesp, apontam para uma retomada do investimento e o aumento da atividade no setor industrial no Brasil em 2017. Apesar da estimativa de crescimento do PIB no próximo ano ainda ser pequena (ao redor de 1%), a recessão de dois anos será controlada e as indústrias de maior eficiência terão mais espaço a ganhar em relação a 2016.

Neste contexto, alta qualidade na medição e controle de processos industriais é um diferencial na eficiência produtiva, redução de custos e, consequentemente, na competitividade das empresas, independente da área de atividade. Alguns setores já tem projeções de aumento de receitas e faturamento para o próximo ano. Entre eles, a indústria de automóveis (5%), de autopeças (+2,7%), o agronegócio (2%), o setor elétrico (1%), o comércio varejista (1%) e de infraestrutura (5%) acreditam em um crescimento em 2017. 

Segundo especialistas, o desempenho da economia nacional poderia superar estes primeiros números positivos caso a economia mundial, especialmente dos principais parceiros comerciais do Brasil, seja positiva no próximo ano. Por isso, é preciso estar preparado para as novas oportunidades. Um exemplo de ganho de produtividade e eficiência com investimentos de excelente custo-benefício é a aplicação da tecnologia wireless nas fábricas, laboratórios e indústrias em geral. Outra possibilidade é a customização de equipamentossegundo as necessidades específicas de cada cliente.

A OMEGA™ é referência global em utilização de tecnologia sem fio em transmissores, receptores, termômetros, conectores, sondas, registradores e uma ampla gama de equipamentos. Além disso, todos estes produtos podem ser desenhados exatamente para atender a aplicação desejada pelo usuários. Outros detalhes podem ser obtidos no site da empresa (br.omega.com) segundo os grupos de produtos de temperatura, pressão/deformação/força, vazão e nível, pH e condutividade, aquecedores elétricos, aquisição de dados e automação.