Danfoss expande portfólio para HVAC com o novo atuador AMD

Danfoss expande portfólio para HVAC com o novo atuador AMD

21.06.2016

Empresa global de fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss amplia seu portfólio de produtos para HVAC com o lançamento da linha deatuadores AMD, que podem ser conectados aos demais produtos da Danfoss, como os conversores de frequência VLT® e os controladores.

O atuador AMD é um componente motorizado de ação rotativa que opera conforme comando do sistema de automação externo para abrir e fechar válvulas e dampers. A aplicação mais comum é em dampers instalados em dutos e equipamentos que controlam vazão e fazem tratamento de ar. O atuador irá receber o sinal do sistema de automação para abrir, fechar ou desviar a passagem de ar conforme as demandas do sistema.

Por se tratar de um motor de ação rotativa, também pode ser instalado para operar alguns tipos de válvula esfera ou borboleta, sendo que o atuador AMD tem torque suficiente para atender demandas de 3 a 40 Nm. Normalmente os atuadores rotativos são utilizados para substituir válvulas e dampers operados manualmente.

O principal diferencial do atuador AMD se comparado com solução manual é a possibilidade de adequar a distribuição de ar condicionado às demandas do sistema, garantindo dessa forma eficiência e conforto para os usuários. “A economia de energia será proporcional ao quanto o sistema permite de variação. Por exemplo, um sistema que opera longos períodos em cargas parciais economizará mais”, destaca Nelson Gomes, engenheiro de vendas da Danfoss.