Distribuidores da Adirplast apostam em logística de excelência

Distribuidores da Adirplast apostam em logística de excelência

14.08.2017

A agilidade na entrega e a excelência no atendimento são fortes ferramentas de todos os associados da ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins). As melhorias contínuas nesses setores levaram essas empresas a desenvolverem práticas de logística até mais ágeis que muitas companhias renomadas, inclusive do e-business. Quando se compara os prazos de entrega das associadas ADIRPLAST com a FastShop, por exemplo, percebe-se a agilidade do segmento. Atualmente, a empresa que atende o consumidor final promete entregar os produtos em até três dias úteis dentro da cidade de São Paulo, já as associados à entidade diminuem essa espera para apenas 24 horas. “Este é um compromisso com a nossa cadeia e com isso, o transformador diminui os gastos com estoque e pode ter a certeza que terá resinas ou filmes em mão”, explica Laercio Gonçalves, presidente da associação.

Essa agilidade, conta Silvia Regina, diretora da Premix, é fruto de investimentos contínuos: “O valor da logística gira em torno de 10% a 15% do valor da resina, mas os benefícios são muitos. Em São Paulo, por exemplo, nossas entregas são feitas em até 12 horas e nos demais estados 24 horas”, explica.

Na Piramidal, outra associada à entidade, logística também é um fator crítico. “Este é o maior custo da empresa e, por isso, deve ser tratada com muito profissionalismo, eficiência e agilidade, assim podendo gerar valor à empresa com a satisfação de nossos clientes”, diz André Gomes da Silva, gerente de logística da companhia. Ainda segundo ele, o setor pelo qual responde realiza treinamentos anuais para todos seus colaboradores. “Promovemos palestras para motorista de direção defensiva e econômica, reciclagem para operadores de empilhadeira e manuseio de carga e descarga para todos, assim podemos contar com profissionais capazes e mais eficientes para entregar o máximo aos clientes”.

Para elevar a satisfação dos clientes, Ricardo Moraes, diretor da Tecnofilmes – distribuidora de filmes BOPP, explica que a empresa montou uma equipe interna que, além de prestar um suporte “on-time” a todos os representantes de campo, também realiza a leitura diária dessas necessidades: “Realizamos periodicamente treinamentos e principalmente reciclagem dos conhecimentos de nossa equipe. Outro ponto positivo é que contamos com um grupo mais amadurecido frente à baixa rotatividade interna e isso nos mantém presentes no segmento”.

Entregas rápidas em São Paulo e também fora do estado. Para outros locais, a entidade garante o produto em até 48 horas. “Essa agilidade permite que o transformador, invista em pessoal e maquinário, ao invés de colocar seu dinheiro parado em estoque”, conta o presidente da entidade, que ainda reforça os demais benefícios oferecidos pelos associados como grande variedade de produtos e financiamento.

E por falar em logística. A concessionária de caminhões Volkswagen Dibracam fechou parceria com a ADIRPLASTAssim, 0,5% do valor dos caminhões vendidos para os associados da entidade será repassado à ADIRPLAST. “O acordo vale para todos os modelos”, explica o diretor comercial da concessionária, Roberto Nasser.
Segundo Nasser, o caminhão mais vendido para as empresas associadas à entidade é o VW 24.280, um modelo de médio porte e mais ágil para as grandes cidades.