EcoQuest lança duas soluções para descontaminação do ar, na Febrava 2017

EcoQuest lança duas soluções para descontaminação do ar, na Febrava 2017

05.09.2017

A EcoQuest do Brasil, empresa que atua no mercado de soluções para o tratamento do ar interior e de superfícies desde 2006, lançará duas inovações para a descontaminação do ar interior, durante a Febrava 2017. A luz Ultravioleta Germicida é voltada para a descontaminação de ar-condicionado; já o IM 200 foi desenvolvido para melhorar a qualidade do ar interno às obras da construção civil. A EcoQuest do Brasil e a Silux, unidade de negócios que atua nos serviços de descontaminação de interiores, também irão promover uma série de palestras sobre qualidade do ar e descontaminação em seu estande, durante o evento, que será realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, em São Paulo.

As soluções utilizadas pela EcoQuest sempre buscam aliar a eficácia da descontaminação à sustentabilidade. Dessa forma, a empresa está conectada às inovações que agreguem produtividade à eficiência de energia e redução de desperdício.

A Irradiação Ultravioleta Germicida (IUVG), que será lançada na Febrava, é um desses exemplos. Trata-se de uma solução que elimina os germes dos sistemas de condicionamento de ar por meio de uma luz UV instalada na serpentina do aparelho. Segundo o diretor da empresa, Henrique Cury, não é possível falar sobre a qualidade do ar dos ambientes sem falar na saúde dos sistemas de condicionamento de ar. “O resultado apresentado pelo IUVG é um sistema de ar-condicionado muito mais eficiente e com ganhos energéticos significativos”, afirma o executivo.

Ele explica que as lâmpadas são conectadas ao reator por cabos à prova de água e o reator é classificado como IP 54 (classificação normativa de proteção contra a entrada de poeira e água). A lâmpada tem garantia de dois anos e as outras partes pela vida toda. A solução não tem similar no Brasil e garante eficácia de 99,9% na descontaminação.

O outro lançamento é uma solução inovadora (IM 200) que promove a melhoria da qualidade do ar em obras da construção civil. Trata-se de um equipamento portátil, que atua de forma ativa na redução da poeira e de outros materiais particulados que ficam em suspensão no ambiente de uma obra. Cury explica que o diferencial está na atuação ATIVA, ou seja, a tecnologia promove a polarização e a decantação das partículas, após deixá-las mais pesadas que o ar. “É diferente de um filtro que ‘espera’ passivamente que as partículas passem por ele”, explica o executivo.

Desenvolvido para o uso em construções, em galpões de papel e celulose e no manejo de grãos, o equipamento tem alcance de até 200 m2 de área. “Outro importante diferencial é que o uso dessa solução acrescenta ponto à certificação verde LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), referente à Qualidade do Ar Interior”, afirma Henrique Cury.

O executivo conta que as duas soluções receberam o reconhecimento do Selo ABRAVA Destaque Inovação. “Com tudo isso, escolhemos a Febrava para o lançamento dessas duas soluções, por se tratar de uma feira que reúne as principais tecnologias e players do mercado de condicionamento de ar e pela tradição da EcoQuest do Brasil em participar desse evento de grande relevância para o setor”, completa Cury.

Conhecimento – Com o intuito de disseminar a importância e as vantagens do tratamento de ar dos ambientes, do tratamento da contaminação das superfícies e do monitoramento, tanto para a sustentabilidade, quanto para a saúde e bem estar das pessoas, a EcoQuest do Brasil vai realizar, em seu estande, uma série de cursos técnicos, abertos aos visitantes da Febrava.

As palestras, que serão ministradas por executivos da empresa durante os quatro dias do evento, vão abordar sobre as soluções de tratamento de ar interior para cada tipo de aplicação (veículos, hotéis, hospitais, etc), a importância da qualidade do ar em uma construção para a saúde e bem estar dos trabalhadores, as soluções ativas para a descontaminação de ambientes e superfícies, entre outros temas. 

Tecnologia ATIVA - O diferencial da Ecoquest do Brasil está na prevenção e correção de contaminação do ar interior, com soluções sustentáveis e únicas no país. A EcoQuest do Brasil e a Silux utilizam tecnologias ATIVAS de tratamento do ar, patenteadas pela NASA e validada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que emitem oxidantes naturais no ar e esse vão até o foco da contaminação, formação de gases e microorganismos, e os eliminam.

O princípio se diferencia das tecnologias existentes hoje no país, que atuas de forma PASSIVA. Ou seja, componentes fixos como filtros, por exemplo, “esperam” os contaminantes chegarem até eles. Esse tipo de tecnologia não atua no foco gerador de contaminantes, não trata superfícies e não tem efeito sobre odores.

As soluções utilizadas pela EcoQuest do Brasil resolvem questões como odores em geral, eliminação de elementos físicos (partículas, poeira), de elementos biológicos (microorganismos, fungos, bactérias e vírus) e de elementos químicos (gases voláteis, como CO2, CO, SO2, Amônia, etc).

Mercado em crescimento – Com sede em São Paulo, a empresa conta com representantes credenciados nos demais estados brasileiros.

Especializada em soluções integradas para o tratamento do ar em ambientes fechados, atua em hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, indústrias alimentícias, restaurantes, bancos, escritórios, livrarias, lojas, shoppings centers, hotéis, escolas, academias, empreendimentos em fase de obra e até mesmo residências.

Na busca por crescimento, a EcoQuest do Brasil investe constantemente em novas tecnologias, assim como busca solidificar sua atuação nas praças em que já está estabelecida e avançar em novos mercados. Segundo Henrique Cury, os mercados de construções sustentáveis e de tratamento do ar estão em pleno crescimento.

“Estudos mostram a importância direta do bem-estar dos ocupantes das edificações com relação à produtividade no trabalho ou nos estudos, o que faz com que a atenção à qualidade do ar interno das edificações seja um ponto de importante, que vai além da prevenção de doenças”, afirma o executivo. Segundo ele, este ano, a expectativa é de chegar a 20% de crescimento nos negócios.

Serviço: EcoQuest na Febrava 2017

Data: de 12 a 15 de setembro

Local: São Paulo Expo (Rod. Dos Imigrantes, KM 1.5, São Paulo).

Saiba mais: www.ecoquest.com.br