Edital da WTT sobre a produção de algodão agroecológico seleciona oito propostas vencedoras

Edital da WTT sobre a produção de algodão agroecológico seleciona oito propostas vencedoras

15.01.2019

A World-Transforming Technologies (WTT) divulgou, no final de dezembro, os vencedores do edital Inovação com Sentido para Agricultura Familiar - Desafio Algodão Sustentável, projeto realizado em parceria com o Instituto C&A e Esplar. As oito iniciativas selecionadas serão implantadas no campo a partir de março de 2019. O edital tem como objetivo superar os principais desafios relacionados à agricultura familiar com aplicação de inovações sociais e tecnológicas voltadas à produção agroecológica do algodão.

“No Instituto, acreditamos que a ação coletiva é a melhor maneira para alcançarmos uma mudança duradoura na indústria da moda; e estamos muito felizes e confiantes com os projetos vencedores. Entendemos que essas iniciativas irão ajudar na superação de desafios enfrentados pelas famílias no cultivo do algodão agroecológico, além de fortalecer o setor na busca por matérias primas mais sustentáveis”, reforça Luciana Pereira, Gerente de Matérias-Primas Sustentáveis no Instituto C&A.

O corpo de jurados, composto por 22 especialistas - vindos de academias, empresas de pesquisa, organizações internacionais, empresas, ONGs e órgãos governamentais, recebeu 40 projetos que atendiam aos requisitos básicos do edital. As oito soluções escolhidas vieram de cinco proponentes diferentes, de quatro estados do país.

Abaixo, segue a lista com as oito soluções vencedoras:

Tecnificação do Algodão e de Culturas em Consórcios Agroecológicos Via Colheitadeiras Motorizadas, Enfardadeira de Algodão Manual,Deslintador de Caroço de Algodão, Prensa hidráulica pneumática para oleaginosas,  Moinho a Martelo para Triturar Sementes, Tecnologias Sociais e Energias Renováveis aplicadas ao Beneficiamento de Milho e Gergelim.Moto Roçadeira e Simplificação de processos e registros da avaliação da conformidade orgânica na OPAC Crateús