Eficiência energética pode reduzir pela metade custo da Dinamarca

Eficiência energética pode reduzir pela metade custo da Dinamarca

17.03.2020

Para que a Dinamarca programe a transição verde mais rapidamente e da forma mais econômica possível, é necessário tanto investimento direcionado em soluções de eficiência energética quanto em acoplamento setorial e energia renovável. Essa é a conclusão da EA Energy Analyses  com base em uma nova análise, que sugere que soluções energeticamente eficientes podem economizar para a sociedade um custo total de cerca de 1,9 bilhão de euros até 2030.

A EA Energy Analyses conclui que o preço para a Dinamarca alcançar uma redução de 66% nas emissões de CO2 até 2030 resultará em um investimento adicional de cerca de 2,15 bilhões de euros, além das atividades e investimentos acordados como parte do Acordo de Energia de 2018. A análise também mostra, no entanto, que esse custo aumentará para cerca de 4 bilhões de euros caso nenhum investimento seja realizado em iniciativas para reduzir o consumo de energia.

“Ainda há um grande potencial na Dinamarca para a economia de energia, inclusive no aquecimento de edifícios e na produção industrial. A energia mais barata e mais limpa é aquela que não usamos, e é por isso que a transição para um consumo de energia sustentável começa com investimentos em eficiência energética. Como destaca a EA Energy Analyses, a sociedade pode economizar muito dinheiro priorizando os investimentos em eficiência energética”, comenta Kim Fausing, CEO da Danfoss.