Eliane Revestimentos lança a primeira assistente virtual da indústria de construção

Eliane Revestimentos lança a primeira assistente virtual da indústria de construção

16.10.2018

 A Eliane Revestimentos apresenta Ane, a primeira assistente virtual do setor no Brasil. Utilizando a inteligência cognitiva da plataforma Watson – da IBM –, o chatbot auxilia na resolução de tarefas básicas ligadas ao SAC da empresa em um bate-papo que simula a interação humana, funcionando ininterruptamente 24h por dia, sete dias por semana – uma necessidade do departamento de atendimento ao cliente da Eliane.

Conforme o coordenador de suporte do setor de Tecnologia da Informação da empresa, Eduardo Fontanella, o robô virtual faz uso de uma base de dados específica com as perguntas mais frequentes recebidas pelo SAC. “A ferramenta irá automatizar a resolução destas dúvidas mais comuns – como a consulta de lojas que disponibilizam determinado produto da empresa –, que hoje representam cerca de 30% das chamadas do SAC Eliane. Deste modo, a equipe ficará disponível para atuar em questões mais complexas”, explica.

Para pôr em prática a Ane, foi empregado um sistema de inteligência artificial, que utiliza o próprio fluxo de conversa para aperfeiçoar a ferramenta. O chatbot precisa da interação humana para atingir um grau elevado de maturidade para conduzir a conversa sem grandes dificuldades, aprendendo coisas novas a cada novo contato e, assim, tornar o atendimento cada vez mais eficaz, eficiente e de rápido retorno.

A ferramenta é um canal adicional do processo de atendimento ao cliente já existente na empresa, tendo como objetivo garantir agilidade e fluidez do processo, além de atender um número maior de pessoas. “Para que as dúvidas sejam sanadas satisfatoriamente, atendentes físicos monitoram as conversas e, em caso de questões mais complexas, o assunto é direcionado a um atendente humano que passa a assumir o chat”, explica Fontanella.