Elipse Mobile Cloud agiliza a tomada de decisões

Elipse Mobile Cloud agiliza a tomada de decisões

16.07.2020

A Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) tem como principais atribuições planejar e executar os sistemas de água e esgoto de Juiz de Fora (MG). Atualmente, a companhia fornece água para 95% da população do município, que possui mais de 568 mil habitantes segundo o IBGE. A coleta de esgoto também atende a grande maioria da população (94%).

Garantir saúde e melhor qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas são preceitos básicos da Cesama. Desenvolver ações que contribuam com a
preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos disponíveis em Juiz de Fora, é outro objetivo que a companhia vem perseguindo, com prioridade para a despoluição do rio Paraibuna.

Desde 2001, a Cesama utiliza as soluções da Elipse Software na automação de seus sistemas. Em 2010, a empresa decidiu trocar o Elipse SCADA pelo Elipse E3 e começou a integrar todas as áreas operacionais, através do seu Centro de Controle Operacional (CCO). Visando monitorar com mais agilidade seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água, a companhia decidiu, no início deste ano (2020), também utilizar a novidade Elipse Mobile Cloud.

“Com o Elipse Mobile Cloud, é possível monitorar o sistema mesmo em viagem, de modo a poder alertar o CCO à distância sobre qualquer erro no sistema de
abastecimento de água”, afirma Sérgio Queiroz de Almeida, atual gerente de automação e telecomunicações da companhia.