Empreendimentos investem em tecnologia de tratamento para descarte consciente de esgoto

Empreendimentos investem em tecnologia de tratamento para descarte consciente de esgoto

08.01.2018

Todo empreendimento, seja ele de pequeno ou de médio porte, pode investir em sustentabilidade a partir do descarte consciente de esgoto feito por meio do investimento em tecnologias que tratam o efluente ou a água utilizada de maneira econômica e operacionalmente simples.

O Ecodisk®, da Veolia Water Technologies, é uma estação de tratamento de efluentes residuais domésticos projetada para atender hotéis, prédios residenciais, acampamentos, hospitais, residências, universidades, shoppings, entre outras. A solução não precisa de manutenção feita por técnicos, é fácil de operar e extremamente confiável.

Ecologicamente amigável, a solução, com base em biodiscos, é montada em skids modulares e possui tanques reforçados que podem ser enterrados sem a necessidade de proteção em concreto. “Em relação ao lado operacional, não é necessário ser um especialista em tratamento de água para operar as unidades de tratamento Ecodisk®. Uma simples verificação visual semanal é suficiente para garantir uma boa operação. Além disso, uma das maiores vantagens do processo é a ausência de odores”, comenta Luiz Felipe Guimarães, coordenador de vendas da Veolia Water Technologies.

As linhas de tratamento Ecodisk® tratam a poluição por carbono e nitrogênio e consomem baixos níveis de energia. “Em comparação com outras tecnologias, as soluções Ecodisk® são fáceis de operar porque não há concentração de lodo ou regulação de O2, além de não precisar realizar a recirculação do efluente, a menos que a desnitrificação esteja planejada”, completa Guimarães.

Além de aplicações domésticas, o Ecodisk® também pode ser adaptado para o tratamento de efluentes sanitários gerados em indústrias. A Veolia possui diversas referências no mundo, como no Naviti Resort, nas ilhas Fiji, e no hotel Château de Pizay, na França.