Empresa adota EPIs de última geração para o trabalho com produtos perigosos

Empresa adota EPIs de última geração para o trabalho com produtos perigosos

03.08.2020

A manipulação de ácidos, soda cáustica e outras substâncias perigosas exige muita atenção aos riscos. A Micro-Química  procura fornecer o melhor em segurança para os seus 40 funcionários. A empresa adquiriu em 2019 trajes de proteção DuPont™ Tychem® 2000 e DuPont™ Tychem® 10000. Com apoio técnico da DuPont e da Balaska, a empresa promoveu treinamentos dos colaboradores para o uso adequado dos equipamentos.

Nos setores de produção, envasamento e lavagem de embalagens industriais, os macacões termosselados DuPont™ Tychem® 2000 substituíram com vantagens os aventais do tipo barbeiro. "Pela cobertura mais ampla, incluindo mangas para os braços, os novos trajes aumentaram a proteção contra respingos de produtos químicos", pontua Claudio Hanaoka, Diretor Comercial da Micro-Química. "Apesar da dimensão maior, o macacão é mais leve. Também é mais resistente e durável. Tudo isso foi apontado pelos funcionários".

A Micro-Química realizou também treinamentos de procedimentos em situações de emergência, por meio de simulações de vazamentos com vítima na área de armazenagem. Além de DuPont™ Tychem® 2000, os simulados contaram com o uso dos trajes DuPont™ Tychem® 10000 Nível A, que oferecem máxima barreira contra gases tóxicos e corrosivos, líquidos e sólidos de alta periculosidade. A assimilação das melhores práticas no uso dos novos EPIs foi ainda auxiliada pela instituição de rápidas conversas diárias sobre segurança, reunindo todos os funcionários da empresa.

Como consequência de todas as ações, a empresa completou, no final de outubro de 2019, 359 dias sem acidentes com afastamento de seus colaboradores. Isso refletiu no Fator Acidentário de Prevenção (FAP) da empresa, que alcançou o menor grau possível (0,5) - o índice é monitorado e controlado pela Secretaria da Previdência Social, do Ministério da Fazenda.

"Além do aumento da proteção, toda a iniciativa ampliou substancialmente a conscientização dos colaboradores quanto à importância da segurança em nossas operações", aponta Hanaoka.

O projeto de atualização interna do sistema de proteção garantiu à Micro-Química o terceiro lugar na categoria Química do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador em 2019.