Empresas brasileiras aumentam em 50% a receita por meio da transformação digital

Empresas brasileiras aumentam em 50% a receita por meio da transformação digital

07.03.2017

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Coleman Parkes, divulgada no mês passado, os investimentos em transformação digital aumentaram em 37% a receita de empresas globais e em 50% das brasileiras. Isso é reflexo do aumento da eficiência operacional nessas companhias: os processos de trabalho fluem melhor, os funcionários trabalham estimulados e há economia em custos.

O estudo, que ouviu 1.770 executivos de TI em 21 países – incluindo 76 profissionais brasileiros, constatou que 83% das companhias locais melhoraram a experiência do cliente e 78% aumentaram a retenção do cliente ao investir em transformação digital

Para atender a essa nova demanda do mercado corporativo, nasce a O2TB – uma empresa do Grupo Qualität IT, especializada na comercialização de soluções de TI com alto valor agregado, prestação de serviços de infraestrutura há 11 anos.                                                                                                             

Sob o comando de três profissionais, que somam mais de 20 anos no mercado de TI, a proposta da O2TB é trazer aos clientes as soluções mais inovadoras em transformação digital e gestão de conteúdo com segurança.  

“É irreversível a digitalização dos processos corporativos, o papel está desaparecendo, novas formas de conteúdo (como vídeo, áudio e mídias sociais) estão em ascensão e novas tecnologias (como armazenamento na nuvem, tecnologia móvel e analytics) estão transformando as soluções e serviços disponíveis”, explica o Diretor Comercial da O2TB, Julio Moretti.

Por outro lado, CIOs estão cada vez mais preocupados com a segurança da informação, como vencerão –por exemplo, os ataques de ransomware – e como orquestrar o convívio em um ambiente de TI híbrido. “Esse é o nosso foco: através de uma metodologia própria, fazer a gestão do conteúdo com elevado grau de segurança das informações”, completa.

De acordo com outra pesquisa sobre transformação digital (que teve a participação de mais de 300 executivos de nível sênior da América do Norte e Europa, realizada pela Forbes Insights), 69% dos executivos de nível sênior nas áreas de Segurança da Informação apontaram que as informações financeiras e de clientes, a reputação da marca, a propriedade intelectual e dados de funcionários são ativos essenciais para a proteção contra violações de segurança neste momento. 

“Essa é uma tendência mundial e aqui no Brasil a necessidade é a mesma. Estamos trazendo as inovadoras soluções da Tufin – que realizam a Orquestração das Políticas de Segurança da Rede. Nosso próximo foco será o mercado financeiro – em especial seguradoras e bancos”, afirma Moretti.

De forma automática essa solução projeta, fornece, analisa e audita mudanças de configuração de segurança de rede, desde as aplicações até a camada de rede, com precisão e segurança.

As ferramentas da Tufin são especificamente para a segurança dos dados, centradas em automação (atualização das aplicações, permitindo verificar o impacto disso no ambiente por meio de simulação das atualizações e dá uma visão completa de brechas de segurança), verifica ainda se há sobreposição de regras e faz a orquestração on premise e o que está na cloud.

São soluções centradas na política de segurança para a análise de risco, projeto, fornecimento e auditoria automatizada referente às alterações na segurança da rede. Assim, reduz as possibilidades de ataque e minimiza os distúrbios em aplicativos essenciais, agilizando as alterações de segurança em minutos, em vez de dias como ocorre com ferramentas concorrentes.

A outra parceira da O2TB é a gigante IBM, com em ECM para a gestão de conteúdo corporativo por meio do DataCap e Case Manager.

O DataCap faz o gerenciamento de dados e imagens, capturando e gerando conteúdos para acesso rápido em qualquer dispositivo. “Por meio de mecanismos inteligentes é feita a interpretação dos campos da imagem para a gestão do conteúdo e a tomada de decisões, faz a varredura e verificação usando navegador web e realiza a classificação de documentos usando a análise de conteúdo do Watson, que localiza dados de documentos não estruturados, reduzindo erros e melhorando a capacidade de resposta aos clientes”, explica Moretti.

Já o Case Manager unifica informações, processos e pessoas, permitindo a tomada de decisão baseada em dados analíticos avançados. O objetivo é ter maior eficiência nos processos no atual cenário onde tudo é digital, bancos, meios de pagamento, etc. Essa solução faz a varredura de todo o processo para otimizar e reduzir custos e etapas.

No primeiro ano de operação a expectativa da O2TB é atingir faturamento de R$ 1 milhão, oferecendo ao mercado SMB soluções e estratégias voltadas às áreas de negócios.