Eventos apresentam as novas demandas e rumos do setor de energia renovável no País

Eventos apresentam as novas demandas e rumos do setor de energia renovável no País

07.03.2016

A energia renovável já representa 42,5% da matriz energética brasileira. A previsão, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energias (MME) é que, em 2024, este índice alcance 45%. A disponibilidade de fontes limpas e renováveis para a geração de energia e o uso eficiente dos recursos naturais têm impulsionado o crescimento da participação de energias alternativas como a eólica, a solar e a de biomassa. Além de suprir a necessidade do consumo elétrico, a composição de diferentes fontes tem o objetivo de fazer com que o País tenha uma matriz mais limpa. 

Em contínuo crescimento a energia solar apresenta grande potencial de mercado. Até 2024, 700 mil consumidores residenciais e comerciais deverão ter instalado em seus telhados painéis fotovoltaicos. Estima-se que, até 2050, 13% de todo o abastecimento das residências no País seja feito por placas fotovoltaicas, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Outro destaque é a energia eólica. O Brasil tornou-se o 10º maior gerador de energia eólica no mundo, com expansão do setor de 62% (2014 x 2015), segundo Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia. O Nordeste é atualmente o maior produtor no segmento, com destaque para os Estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, além do Rio Grande do Sul, na Região Sul. No último ano o Brasil também se destacou no campo do biocombustível, posicionando-se como terceiro maior produtor do mundo, atrás dos EUA e da Alemanha.

Em tempos de aumento do consumo e crescente demanda por fontes energéticas alternativas a EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, principal feira de energias renováveis do setor, reunirá de 10 a 12 de maio de 2016, toda a cadeia produtiva dos segmentos de energia solar, fotovoltaica, eólica e de biomassa, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. 

Com soluções voltadas para indústria dos setores de GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização)80 expositores apresentam as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de energias renováveis como aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aerogeradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores, entre outros. Como destaque da programação da EnerSolar + Brasil 2016, a 6ª edição do Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, sob o tema central “Ações e políticas públicas, soluções para o financiamento, inovação tecnológica, venda de excedentes e novos negócios em energia solar”, apresentará uma programação de mesas-redondas e painéis promovendo importantes debates entre empresários, pesquisadores, representantes do governo, entidades e associações do setor. Realizados pela Cipa Fiera Milano, os eventos conjuntos esperam receber cerca de 12 mil profissionais do setor.  

Mais informações: enersolarbrasil.com.br

Serviço

V EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar

Data: 10 a 12 de maio de 2016, das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP

Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara

* Evento gratuito para profissionais do setor