Exportações de café brasileiro atingem 3,28 milhões de sacas em janeiro

Exportações de café brasileiro atingem 3,28 milhões de sacas em janeiro

12.02.2019

O Brasil começou bem o ano em termos de exportação de café. Segundo dados compilados pelo Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, em seu relatório de exportações mais recente, o país exportou 3,28 milhões de sacas de café em janeiro deste ano, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído. O volume no mês foi 20,8% superior a janeiro de 2018, quando o país havia exportado 2,72 milhões de sacas. A receita cambial também apresentou crescimento, de 0,2%, em relação ao mesmo mês do ao passado, chegando a US$ 439 milhões.

Com relação às variedades embarcadas, o café arábica representou 88,5% do volume total de café exportado em janeiro de 2019, com 2,9 milhões de sacas embarcadas, crescimento de 15,5% na comparação com janeiro de 2018. O café solúvel representou 7,2% do volume total exportado, com 237 mil sacas, registrando incremento de 27,7%, também em relação a janeiro de 2018. O café conilon (robusta), por sua vez, representou 4,2% das exportações de café brasileiro em janeiro, com 138,5 mil sacas exportadas, aumento de 986% em relação ao ano passado.

“As exportações de café do Brasil seguem em um ritmo intenso. Registramos um recorde histórico para o mês de janeiro, confirmando as estimativas. Esse resultado é reflexo de uma boa safra e da qualidade e competência da cadeia produtiva brasileira. Nossa expectativa é que o desempenho das exportações continuará positivo durante o restante do ano cafeeiro, atendendo com excelência os importadores e, principalmente, os consumidores finais”, declara Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.