Fabricante de equipamentos projeta máquina toda parametrizada ao custo de equipamento convencional

Fabricante de equipamentos projeta máquina toda parametrizada ao custo de equipamento convencional

18.09.2017

Fundada em 1980 em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Mesal fabrica máquinas e equipamentos para linhas de envase. Atuando em mais de 30 países, a Mesal investe em tecnologia de ponta para produzir equipamentos eficientes e confiáveis.

Um de seus clientes, uma grande produtora nacional de bebidas, necessitava da despaletização automática de garrafas de vidro. As garrafas chegavam da vidraçaria em paletes e eram acondicionadas em grades de plástico por cerca de 30 pessoas aproximadamente. Como os paletes são altos e as caixas pesadas, o trabalho estava ficando ergonomicamente inviável.

Para solucionar a questão, a Mesal adotou os motores VLT® OneGearDrive (OGD) e os conversores de frequência VLT® AutomationDrive FC 302 com IMC e VLT® Midi Drive FC 280, da Danfoss, em uma máquina despaletizadora de garrafas automática – que atende sete tipos de alturas de garrafas e com capacidade de 30 mil garrafas por hora - e em duas linhas de esteiras transportadoras que abastecem linhas e de engarrafamento de cerveja e de refrigerante com garrafas de vidro.

“Trabalhamos com a Danfoss como especificação padrão de conversores de frequência em nossos projetos, mas o cliente solicitou especificação Danfoss também. A Danfoss é uma marca tradicional em equipamentos para bebidas”, acrescenta Alexandre Bertoletti, engenheiro de automação da Mesal.

Os motores OGD foram aplicados nas esteiras transportadoras de garrafas e atenderam praticamente a 99% das necessidades do projeto mecânico relativos à velocidade e ao torque. “Os motores OGD têm uma range maior de velocidade tornando o projeto mais flexível e o dimensionamento mais consistente”, explica Bertoletti. O engenheiro acrescenta que, com a tecnologia IMC, a Mesal conseguiu elaborar um sistema no qual a máquina é toda parametrizada ao custo de um equipamento convencional.  “O equipamento ficou fácil para ser instalado em campo.”

Projetado para aplicações de posicionamento e sincronismo, o VLT® AutomationDrive FC 302 com IMC (Integrated Motion Controller) proporciona elevada precisão e performance, utilizando simplesmente um conversor de frequência. Com a funcionalidade de IMC, o VLT® AutomationDrive FC 302 substitui os dispendiosos controladores de servo convencionais nas mais complexas aplicações de posicionamento e sincronismo, economizando tempo e reduzindo custos para o usuário.

Com uma vasta gama de funcionalidades concebidas para tornar a instalação, utilização e manutenção do conversor de frequência tão simples e fácil quanto possível, o VLT® Midi Drive FC 280 conta com elevado desempenho de controle, segurança funcional e comunicação fieldbus flexível.

Segundo a Mesal, os diferenciais nessa solução foram a facilidade no manuseio do encoder e rotinas de posicionamento com a tecnologia IMC, o design asséptico do OGD para linhas de engarrafamento, a facilidade na interface da ferramenta de programação, o suporte técnico e o apoio em campo.

Com as soluções da Danfoss aplicadas nos equipamentos da Mesal, a indústria de bebidas obteve economia de energia e limpeza simplificada, pois anteriormente os operadores lavavam as esteiras com jatos de água e era necessário proteger todos os motores para depois iniciar o processo. “Com a tecnologia OGD, da Danfoss, não é mais necessário esse procedimento”, finaliza o engenheiro da Mesal.