FESQUA 2016 se consolida como principal plataforma do setor promovendo negócios, networking e programação de conteúdo

FESQUA 2016 se consolida como principal plataforma do setor promovendo negócios, networking e programação de conteúdo

29.09.2016

Realizada de 21 a 24 de setembro de 2016, no São Paulo Expo, em São Paulo, a 11ª edição da FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes, principal evento para o mercado de esquadrias na América Latina, foi encerrada superando as expectativas de público e negócios.

Oferecendo oportunidades de prospecção de novos clientes e networking profissional para 400 marcas, 290 expositores e 28 mil visitantes, a feira mais uma vez consolida-se como vitrine para o setor com lançamentos e soluções que suprirão o setor para os próximos dois anos. Foram apresentadas novidades em produtos como novas tecnologias em esquadrias, fachadas, portas, portões, fechaduras, acessórios, vidros, máquinas e equipamentos de ponta para a indústria. “Esta sem dúvida foi uma edição que marcará a retomada dos negócios no setor. O clima de otimismo era evidente nos corredores da feira”, destacou Luis Tavares, Diretor Comercial da Cesar Tavares Comunicações.

Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, também evidenciou o sucesso do evento e o seu reconhecimento pelo mercado como uma plataforma de negócios, oportunidades, networking e atualização profissional. O evento bienal é organizado pela Cipa Fiera Milano e realizado pela Cesar Tavares Comunicações.

Além dos produtos e serviços a FESQUA trouxe programação completa de palestras, seminários e cursos que promoveram a disseminação de conteúdo e troca de informações entre profissionais e especialistas do setor.

Os desafios do setor de esquadrias

2? Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio, promovido pela AFEAL | Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, no dia 22 de setembro, reuniu cerca de 250 participantes para debater temas como: normas técnicas e qualidade das esquadrias, relacionamento com as construtoras e produtividade. O encontro também discutiu a necessidade dos fabricantes de melhorar a comunicação com o consumidor, por meio de campanhas de mídia, principalmente através da internet.

O congresso foi dividido em dois blocos. No primeiro, os núcleos regionais da AFEAL, representados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Pernambuco (engloba também Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte) e Espírito Santo, debateram questões relacionadas ao mercado, com ênfase no combate à prática de preços predatórios, a necessidade de normas técnicas para regulamentação dos produtos e a maior integração entre os fabricantes de esquadrias e a indústria do vidro.  A qualificação dos profissionais também foi muito comentada como essencial à inovação.“Precisamos enxergar que devemos investir em mão de obra e tecnologia para avançarmos no setor”, destacou o vice-presidente da AFEAL, Raul Ferreira da Costa Junior.

No segundo bloco, os vice-presidentes da AFEAL apresentaram ações para incrementar os negócios, com destaque para o lançamento da campanha “Isso é Normal”, destinada às revendas de materiais de construção, arquitetos e construtoras, visando orientar sobre a compra e colocação correta das esquadrias de portas e janelas. “Um produto fora das especificações da norma pode causar prejuízos gravíssimos, não só ao consumidor, mas também a toda a cadeira produtiva”, adverte o vice-presidente de Eventos e Comunicação da entidade, Edison Claro de Moraes.

SEBRASER: foco na sustentabilidade e na tecnologia

O vidro é um dos materiais mais versáteis do mundo. Para quem achava que tinha se esgotado o seu limite de uso, a China surpreendeu o mundo ao inaugurar em agosto uma ponte panorâmica de vidro de 430 metros de extensão, capaz de suportar um caminhão de duas toneladas. Este foi um dos exemplos citados pelo diretor do Setor Vidreiro, Gabriel Batista, que participou do XIV Seminário Brasileiro de Serralheria que abordou temas como marketing, soluções sustentáveis, gestão e tecnologia trazendo especialistas de diferentes áreas.

Segundo ele, o consumo de vidro na construção civil ainda é conservador. “O mercado brasileiro trabalha com os mesmos tipos de vidros há 40 anos, enquanto que na Europa e na Ásia o vidro está em estágio bem mais desenvolvido, sendo utilizado em pavimentos e estruturas complexas”, argumentou. A cadeia produtiva no Brasil é formada por seis grandes fabricantes, 500 beneficiadores e cerca de 120 mil vidraceiros. “O consumidor hoje busca praticidade e diferenciação. Nosso desafio é despertar o mercado para novos usos do vidro na construção civil, afinal é um produto resistente, que proporciona bem-estar, modernidade e conforto”.

O SEBRASER, voltado aos profissionais de serralheria, fabricantes de esquadrias e instaladores, aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro. Para os profissionais do setor também foi realizado o  Campeonato Brasileiro de Serralheiro Top 2016, promovendo a prática da profissão.

Seminário debate soluções acústicas em vidro

9º VidroSom | Seminário de Soluções Acústicas em Vidro aconteceu no dia 23 de setembro, realizado pela Universidade do Som, com a proposta de promover a troca de informações e a capacitação técnica de arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias e acústica. Para isso, reuniu alguns dos maiores especialistas no País, apresentando inovações tecnológicas e debatendo estudos de casos com a plateia.

Entre os palestrantes convidados para o evento, o engenheiro Fernando Westphal, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordou os benefícios da utilização de vidros de controle solar em fachadas; Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da CEBRACE, que explicou como o vidro pode contribuir para as soluções acústicas e a engenheira Michele Gleice, diretora técnica do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil, que abordou normas técnicas brasileiras da ABNT e o desempenho das esquadrias.

Também no painel, o empresário Edison Claro de Moraes, presidente da Universidade do Som, da ProAcústica e vice-presidente da AFEAL, criador do evento, que apresentou a janela acústica ventilada naturalmente e cases solucionados pela acústica; e José Guilherme Aceto, diretor geral da Avec Design, destacando as novas tendências e tecnologias para envidraçamentos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Simpósio do Acrílico: mercado de chapas acrílicas e suas  aplicações

No mercado brasileiro de coberturas externas, dominado 95% pelo policarbonato alveolar (plástico), o acrílico busca aumentar sua participação. Das 10 mil toneladas/ano de chapas acrílicas consumidas no País, apenas 0,5% é aplicada em edificações, geralmente em domus para claraboias. “O acrílico é resistente aos raios ultravioletas, a intempéries como vento e granizo e funciona como excelente barreira acústica” defendeu o consultor João Orlando Vian, do Instituto Nacional para Desenvolvimento do Acrílico (INDC), durante Simpósio do Acrílico, realizado pelo Instituto na FESQUA 2016, no dia 22 de setembro.

Segundo ele, o acrílico no Brasil é mais utilizado nos segmentos de sinalização (luminosos), móveis e decoração. “Nosso objetivo é difundir entre os profissionais da construção os benefícios do acrílico como substituto do plástico para estruturas externas. Esperamos aumentar o consumo deste material em pelo menos 20% nos próximos anos”. Técnicas em colagem, corte, gravação e as recentes aplicações de chapas acrílicas em esquadrias no Brasil foram outros temas do simpósio.

AGENDA
A próxima edição da FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes, já tem data marcada. O evento será realizado de 12 a 15 de setembro de 2018, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações: www.fesqua.com.br