Fortinet, segurança de informação na indústria

Fortinet, segurança de informação na indústria

09.05.2016

O engenheiro de sistemas sênior da Fortinet, Frederico Oliveira explica que há motivos para a preocupação com a segurança de dados industriais

Os motivos são reais, destaca o engenheiro. Ele explica que primeiramente, de acordo com os relatórios e pesquisas de mercado sobre ameaças cibernéticas, houve um aumento de mais de 100% em relação à quantidade de ataques de 2014 para 2015. Isto se deve ao crescente número de sistemas industriais cada vez mais vulneráveis e expostos a conexões públicas. A criticidade dos sistemas de controles industriais faz com que cada vez mais sejam alvos de hackers ou usuários mal-intencionados. Estes sistemas normalmente possuem peculiaridades que os tornam complexos e difíceis de se defender. “A principal diferença são os protocolos de rede que trafegam neste ambiente”, alerta.

O ambiente industrial possui uma série de protocolos específicos e muitas vezes proprietários para medir, coletar e controlar todo o maquinário de uma fábrica ou indústria. Esses ambientes são extremamente sensíveis ao tempo de reposta da rede. “Entender o funcionamento destes protocolos é o primeiro passo para se desenvolver uma estratégia de segurança para o chão de fábrica”, afirma o engenheiro de sistemas sênior, Frederico Oliveira. Falando sobre sua empresa, ele conta que a Fortinet desenvolveu uma linha de produtos chamada “Rugged” para atuar neste segmento. São equipamentos com certificação para ambientes críticos (altas temperaturas e pressão, ruído e poeira) que suportam as mais diversas condições do ambiente industrial. Os equipamentos possuem uma arquitetura de hardware diferenciada, com processadores ASIC (FortiASIC) que garantem a aceleração do tráfego a ser inspecionado não inserindo lentidão na rede.

Além do hardware preparado para indústria, o FortiOS (sistema operacional dos equipamentos) possui todas as assinaturas e mecanismos de inspeção específicos para os protocolos e aplicações da rede SCADA para controlar e mitigar qualquer tipo de ataque a este ambiente. A empresa conta também com uma linha completa de soluções preparadas para proteger este cenário, com firewalls de nova geração, controle de ameaças avançadas (ATP), access points, switches, gerenciamento de identidades e proteção a bancos de dados. A Fortinet é uma das empresas de segurança cibernética que mais cresce no mundo, com base em sólidos fundamentos de negócios e de renomada tecnologia.