GE Transportation adota modelo inédito na fabricação de locomotivas

GE Transportation adota modelo inédito na fabricação de locomotivas

08.02.2018

 A GE Transportation continua investindo na filosofia de Lean Manufacturing. Dessa vez, o sistema foi utilizado no desenvolvimento da chamada Mix Moving Line. Inédito na indústria ferroviária, esse sistema traz uma abordagem mais eficiente e sustentável para a produção de locomotivas. Ao contrário das linhas de produção estacionárias tradicionais, uma Mix Moving Line é projetada para que diferentes modelos de locomotivas sejam montadas em uma mesma linha em movimento.

Atenta às transformações do mercado ferroviário, que exige cada vez mais ganho de produtividade e eficiência para melhoria da competitividade, a GE Transportation implementou a Mix Moving Line em sua fábrica de Contagem(MG), como parte da estratégia da companhia de se tornar uma operação de classe mundial até 2020.

Desperdícios no setor industrial impactam diretamente o ganho de produtividade das companhias. Por isso, para evitar possíveis perdas, o Lean Manufacturing, filosofia que visa a eliminação de desperdício e a solução de problemas de maneira sistemática, é considerado um dos principais pilares para otimização dos processos fabris.

Para Afonso Borges, Diretor Industrial da GE Transportation, processos enxutos são capazes de acomodar rapidamente diferentes combinações e mudanças na demanda, o que é fundamental para a sustentabilidade de empresas em qualquer setor. “O novo formato de fabricação permite uma otimização de todo o processo fabril e promove a cultura da companhia. Com isso, é possível melhorar toda a cadeia produtiva de ponta a ponta, desde o fornecedor até o cliente final, o que contribui para a entrega de melhores resultados, garantindo um negócio mais competitivo e sustentável”, explica Borges.

Por meio da construção de uma maquete, foram feitas mais de 100 simulações para compreender todos os aspectos e interferências que poderiam afetar a linha de montagem. Só então foi possível definir o fluxo, o layout e o espaço ideal para implantar a Mix Moving Line na fábrica.

Hoje, a Mix Moving Line se move em uma velocidade entre 1,15 metros / hora e 2,20 metros / hora. Um dos grandes benefícios dessa nova linha foi tornar visível os problemas que ocorrem nas etapas de fabricação da locomotiva a medida em que ela é tracionada. Esse atributo auxilia na identificação e resolução rápida desses problemas. Foi a partir dessa característica que o potencial digital desse projeto foi explorado.

“A Mix Moving Line já nasceu conectada. Isso significa que diversos sensores foram instalados para identificar o andamento de todas as etapas de fabricação da locomotiva, de forma que atrasos, problemas e outros dados são informados em tempo real pelo software desenvolvido para gerir a linha. Assim, é possível acompanhar a produção mesmo remotamente” completa Borges.

Mix Moving Line ainda traz benefícios significativos para a GE Transportation, como o avanço na cultura de Lean Manufacturing, significativa redução de Lead Time (intervalo de tempo entre o pedido e a entrega), diminuição de inventário, aumento de produtividade e melhor utilização da mão de obra local.