Henkel divulga forte desempenho no terceiro trimestre

16.11.2017

A Henkel,empresa global em marcas e tecnologias em três áreas de negócios: Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care, apresentou um forte desempenho financeiro no terceiro trimestre de 2017. Em um ambiente cada vez mais desafiador, a empresa melhorou ainda mais as vendas e os ganhos. As três unidades de negócios contribuíram para este desenvolvimento positivo. A multinacional alemã alcançou um crescimento orgânico de vendas de 3%, enquanto as vendas nominais cresceram cerca de 5%

“Alcançamos um aumento significativo no EBIT ajustado, e nossa margem EBIT ajustada alcançou um elevado novo patamar de 18%. Entregamos um crescimento significativo em ganhos ajustados por ação preferencial. Além disso, concluímos com sucesso três projetos de aquisição que irão fortalecer substancialmente nosso portfólio de negócios” – afirma Hans van Bylen, CEO da Henkel.

A Henkel confirmou sua orientação para o ano fiscal de 2017. Apesar do impacto cambial cada vez mais negativo, a Henkel elevou sua perspectiva de EPS. “Continuamos esperando um crescimento orgânico de 2 a 4% das vendas e um aumento acima de 17% da nossa margem EBIT ajustada. Para ganhos ajustados por ação preferencial, atualmente esperamos um aumento de cerca de 9%”, declarou Hans Van Bylen.

Desempenho das vendas e dos rendimentos no terceiro trimestre de 2017

No terceiro trimestre de 2017, as vendas subiram 4,9% nominalmente para 4,981 milhões de euros. Os movimentos cambiais estrangeiros tiveram um efeito negativo global de 4,2% sobre as vendas. As aquisições e desinvestimentos representaram 6,1% do crescimento das vendas. O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, registraram um aumento sólido de 3,0%.

A unidade de negócios de Adhesive Technologies divulgou uma boa elevação de 4,9% no crescimento orgânico das vendas. A unidade de negócios de Beauty Care gerou um crescimento orgânico de 0,5% nas vendas. A unidade de negócios de Laundry & Home Care registrou um aumento orgânico nas vendas de 1,8%.

Os mercados emergentes novamente fizeram uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico da empresa, exibindo um aumento de 5,0% nas vendas. Os mercados maduros registraram um crescimento orgânico de 1,5% nas vendas.

Na região da Europa Ocidental, as vendas permaneceram no mesmo patamar do terceiro trimestre do ano anterior. Em todas as outras regiões, houve crescimento orgânico nas vendas: Na Europa Oriental, as vendas cresceram 4,8%. A região da África/Oriente Médio registrou crescimento de 3,2%. As vendas na região da América do Norte tiveram um aumento de 3,2%. A América Latina obteve crescimento de 2,8% e, na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram 6,4%.

lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 7,1% para 897 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para este aumento.

lucro operacional reportado (margem EBIT) cresceu 0,4 pontos percentuais para 18,0%.

rendimento ajustado por ação preferencial (EPS) subiu 8,5%, de 1,42 para 1,54 euros.

O capital operacional líquido como porcentagem de vendas ficou acima de 0,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 5,6%.

 

Aquisições Importantes que reforçam ainda mais o portfólio

Com a conclusão bem-sucedida das aquisições dos negócios globais da Darex Packaging Technologies, do Grupo Sonderhoff e do Nattura Laboratorios, a Henkel fortaleceu ainda mais seu portfólio de negócios.

 

Desempenho comercial forte nos nove primeiros meses de 2017

Pela primeira vez, as vendas em nove meses excederam 15 bilhões de euros e aumentaram 9,3% para 15,143 milhões de euros. O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio estrangeiro e das aquisições/desinvestimentos, apresentaram um forte aumento de 3,1%. As três unidades de negócios contribuíram para este desempenho.

lucro operacional ajustado (EBIT) subiu 10,5% de 2.407 milhões de euros para 
2.660 milhões de euros. O rendimento ajustado das vendas obteve aumento de 17,4 para 17,6%. Os resultados por ação preferencial ajustado cresceram 10% de 4,09 euros para 4,50 euros.

De janeiro a setembro de 2017, a unidade de negócios de Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico muito forte de 4,6% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas também registrou um forte aumento, alcançando 18,8%.

A unidade de negócios de Beauty Care exibiu um crescimento orgânico positivo de 0,9% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas também exibiu um forte aumento, atingindo 17,6%. A unidade de negócios Laundry & Home Care registrou um bom crescimento orgânico de 2,2% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas foi de 17,6%.

A posição financeira líquida efetiva da Henkel no dia 30 de setembro de 2017 apresentou um saldo de -3.336 milhões de euros (em 31 de dezembro de 2016 foi de -2.301 milhões de euros). A alteração em comparação ao final de 2016 deve-se principalmente aos pagamentos por aquisições.

 

Previsão para 2017

A Henkel confirma a previsão para o ano fiscal de 2017 e suas expectativas para o crescimento orgânico de 2% a 4% nas vendas. Atualmente, a previsão da companhia para o crescimento orgânico é de 4% a 5% para a unidade de negócios de Adhesive Technologies; de 0 a 1% para a unidade de negócios de Beauty Care, e aproximadamente 2% para a unidade de negócios de Laundry & Home Care. Para o rendimento ajustado sobre as vendas (margem EBIT), a Henkel continua antecipando um aumento superior a 17,0% em comparação ao ano anterior. Devido ao forte desempenho financeiro, a Henkel atualiza sua orientação para ganhos ajustados por ação preferencial (EPS) e agora prevê um aumento de aproximadamente 9%.