Indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre

Indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre

08.05.2019

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou os dados conjunturais do setor, tendo como base o primeiro trimestre do ano, no primeiro dia da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que vai até o dia 11, no São Paulo Expo. Na ocasião, João Carlos Marchesan, presidente do Conselho da entidade, destacou que “o setor tem urgência para crescer”.

De acordo com o dirigente, no mês de março a receita líquida de máquinas e equipamentos se manteve estável em relação a fevereiro, ao passo que, no trimestre, o desempenho foi positivo, com 6% a mais. Segundo a ABIMAQ, o protagonista foi o mercado doméstico (+18%), cujas vendas ganharam participação no consumo aparente nacional. Para a entidade, o que se espera é que o setor atinja um faturamento acima do observado em 2018, embora as taxas de crescimento, provavelmente, serão menores.

A associação revelou que, em março deste ano, o setor registrou resultado positivo nas exportações em relação ao mês anterior, com 27,2%, e ante ao mesmo mês do ano passado, com 0,6%. A taxa de queda recuou e o resultado do trimestre passou de -17,7% para -11,7%.