Indústria do aço lança position paper sobre mudanças climáticas no Congresso Aço Brasil 2021

Indústria do aço lança position paper sobre mudanças climáticas no Congresso Aço Brasil 2021

01.10.2021

O 1º painel do Congresso Aço Brasil, ocorrido no formato online em 29/09, trouxe para debate a indústria do aço e a sustentabilidade, com a participação do jornalista e ex-deputado, Fernando Gabeira, moderando os apontamentos do Sócio da Dynamo V. C. Administradora de Recursos Ltda., Fernando Pires, da diretora de Assuntos Institucionais do Instituto Aço Brasil, Cristina Yuan, do conselheiro do Instituto Aço Brasil e presidente da ArcelorMittal Brasil / CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista, e da conselheira do Instituto Aço Brasil e presidente do Conselho da AVB, Silvia Nascimento. Durante o painel, foi lançado o position paper da indústria do aço sobre mudanças climáticas.

Nesse documento, o Instituto Aço Brasil e suas associadas reconhecem a necessidade de adoção de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O documento menciona que a indústria do aço contribui com cerca de 4% do total das emissões de GEE no Brasil, conforme a 4ª Comunicação Nacional do Brasil à UNFCCC. Apesar desse reduzido valor, a indústria do aço brasileira entende que é seu dever contribuir no esforço de mitigação de GEE. Nesse contexto, o documento cita medidas de apoio diante dos cenários para redução das emissões de GEE na indústria do aço. O documento completo está disponível no site do Aço Brasil.

Fernando Pires destacou em sua fala que, hoje, o mundo se encontra em um momento de enrascada ambiental. "Estamos em uma situação de emergência climática, com a necessidade de um urgente plano de ação", disse.

"O aço está em todo lugar. Ele tem esse efeito multiplicador na economia. Tem dimensão estratégica. Associado ainda a questões geopolíticas e de segurança nacional. Digo isso porque o aço para uma economia verde, de baixo carbono, tem grande relevância, justamente por estar em boa parte dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia", pontuou Fernando, acrescentou ainda que o Brasil parte de uma matriz energética mais limpa, na comparação com outros players, que a foto do País hoje é bem interessante, indicando que as companhias brasileiras precisam levar em consideração os avanços tecnológicos disruptivos que estão por vir", concluiu.