Indústria reflete retomada em junho

Indústria reflete retomada em junho

04.07.2017

O Índice GS1 de Atividade Industrial cresceu 10,7% em junho, para o dado livre de efeitos sazonais. Na comparação com junho de 2016, o desempenho é 14,4% menor, e no acumulado dos seis primeiros meses de 2017, 14,8% inferior ao mesmo período do ano passado.

 

Junho/17 comparado a Maio/17

Junho/17 comparado a Junho/16

Jan a Jun/17 comparado a Jan a Jun/16

Original

4,1%

-14,4%

-14,8%

Dessazonalizado

10,7%

-9,9%

-15,3%

Mesmo com o crescimento da confiança do empresariado nos primeiros meses de 2017, e com indícios, nos últimos meses, do início do processo de recuperação econômica, o aumento da instabilidade política deve indicar certo cuidado dos empresários da indústria de transformação com relação à perspectiva de lançamento de novos produtos, retardando um pouco a recuperação do Índice GS1 na comparação acumulada anual (mesmo período do ano anterior).

“Apesar do aumento do Índice GS1 em junho, para dados livres de efeitos sazonais, percebemos que ainda há certa cautela no lançamento de novos produtos, dada a situação político-econômica que vive o Brasil”, aponta Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil.

Fonte: GS1 Brasil / 4E Consultoria

Entenda o Índice GS1 
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
    • Todo 1º dia útil do mês
    • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
    • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
    • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
    • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
    • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Saiba mais em: https://www.gs1br.org/educacao-e-pratica/Paginas/indice.aspx