Indústrias explicam principais ações no combate aos efeitos da pandemia

Indústrias explicam principais ações no combate aos efeitos da pandemia

05.06.2020

A propagação da covid-19 tornou-se uma das principais preocupações das empresas hoje, que estão adotando uma série de ações para garantir a saúde de seus colaboradores. Para compartilhar experiências, a The LYCRA Company, líder global no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria de vestuário, promoveu o webinar “A experiência da indústria no combate aos efeitos da pandemia”, realizado na última sexta-feira, 29 de maio.

Para o diretor de operações da The LYCRA Company no Brasil, Sergio Stella, como a empresa é global, desde janeiro já eram monitoradas as operações da China. “Quando a doença chegou ao Brasil, já tínhamos conhecimentos das práticas das outras unidades e também de outras companhias. Então, adotamos as medidas rapidamente, pois o mais importante era proteger a equipe”.

A gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da fabricante de fios, Vanessa Thomaz Moya, disse que o trabalho de prevenção foi dividido em três frentes principais: Higiene, Restrição de Acesso e Distanciamento Social. “Além das medidas mais básicas, como uso de máscaras, de dispensers de álcool em gel e distanciamento, os líderes se afastaram para diminuir a quantidade de pessoas na fábrica. Eles vão menos vezes à unidade e fazem reuniões com a área operacional por meio de dispositivos móveis. Ainda assim, as atividades prosseguem normalmente. Até conseguimos a renovação da certificação ISO 14000 por meio de avaliações de forma remota”, detalha.

O diretor de EHS da Cargill para o Brasil, Ricardo Sousa, disse que a empresa adotou várias medidas similares às adotadas pela The LYCRA Company e outras multinacionais nas suas cerca de 150 localidades no Brasil. Entre as ações mais diferenciadas, a empresa tem feito o uso mais expressivo de tecnologias, como drones para verificação dos cilos. Ao mesmo tempo, adotou  um aplicativo para ajudar no processo de rastreabilidade dos colaboradores que possivelmente possam ter tido contato com um infectado, identificando quais pessoas precisam ser colocadas em quarentena preventiva.

“A Cargill também está utilizando um teste de odor, o smell test, com o uso de vinagre, na entrada das unidades. Um estudo identificou que aproximadamente 66% de pessoas infectadas e assintomáticas perdem o olfato. Com isso, verificamos prováveis casos e afastamos esses profissionais por 72 horas para constatar possíveis manifestações de outros sintomas”, destaca Sousa.

A vice-presidente para América do Sul da The LYCRA Company, Adriana Morasco, diz que apesar do afastamento da equipe, a área de Recursos Humanos está muito próxima de todos. “Já estamos há quase 10 semanas isolados, vivendo um momento completamente diferente. É compreensível que tenhamos altos e baixos. Por isso, o RH está bem perto de todos para ajudar no caso de problemas físicos ou psicológicos. Estamos próximos, apesar de distantes fisicamente”.