ISO de inovação já representa 9% do faturamento total da primeira empresa certificada na América Latina

ISO de inovação já representa 9% do faturamento total da primeira empresa certificada na América Latina

04.02.2020

A ISO de inovação já começa a mostrar seus primeiros resultados. A MZF4, primeira empresa certificada na América Latina, acaba de anunciar que só os produtos criados no último ano, a partir da implementação da ISO 56.002, já representam 9% de seu faturamento total.

O projeto, que começou a ser desenvolvido ainda na versão draft em meados de 2018, conquistou a certificação na mesma semana em que a norma foi oficialmente publicada, em julho de 2019. Alexandre Pierro, que é sócio-fundador da PALAS, consultoria de inovação e gestão, e um dos brasileiros que participou do processo de formatação da ISO 56.002, foi o responsável pela implementação. “A MZF4 aceitou participar de um projeto piloto, em fase de desenvolvimento, e em poucos meses já contabiliza resultados notórios”, destaca.

Além do grande impacto financeiro, a empresa alega outros ganhos. “Recebemos abordagens frequentes de diferentes setores motivados pela certificação. Contabilizamos ainda economias nas áreas de operação, suporte e até juros menores em instituições financeiras”, alegra-se o CMO da MZF4, Fabrício Saad. Embora ainda não tenha sido mensurado, a empresa relata ainda uma grande melhora no seu valor de marca, já que tornou-se internacionalmente reconhecida pela ISO 56.002. “A certificação nos diferenciou no mercado e despertou o interesse de toda a indústria no Brasil e mesmo no exterior”.