Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado supera metas e mira consolidação em mercado residencial

Johnson Controls-Hitachi Ar Condicionado supera metas e mira consolidação em mercado residencial

14.12.2021

Enquanto a recuperação econômica gradual do Brasil e de outros países representa a possibilidade para diversos negócios voltarem a se aquecer, para a Johnson Controls–Hitachi Ar Condicionado a expectativa em relação ao próximo ano é de manter e até mesmo incrementar seu crescimento. Isso porque ao longo de 2020 e 2021, mesmo com a economia do País estagnada, a empresa acelerou muito o lançamento de produtos para segmentos como residencial, industrial e comerciais leves, de médio e grande portes pelas oportunidades proporcionadas por esses mercados.

Para 2022, a Johnson Controls-Hitachi tem como um de seus principais objetivos consolidar ainda mais a utilização de suas soluções no segmento residencial, um dos que mais se destacou durante a crise sanitária devido aos investimentos em ar condicionado feitos pelo consumidor em casa para ter um melhor ambiente. Outros setores em que a empresa obteve crescimento significativo foram o de supermercados e hospitais. “Nosso crescimento junto ao setor hospitalar se explica por si só, já que a demanda por essa área específica se transformou completamente com a pandemia. As medidas restritivas também foram muito importantes para que as pessoas ficassem mais tempo em casa e isso as levou a investir em climatização para suas residências e, inclusive, melhorar as condições para fazer home office. Já em relação a supermercados e varejo, a procura por nossas soluções se deu pela necessidade desse setor por equipamentos que tenham como principal característica o baixo consumo de energia”, explica Fernando Cunha, diretor geral da Johnson Controls-Hitachi para a América do Sul.

Nos próximos três anos, a meta da multinacional nipo-americana é obter um crescimento de 100%. Para isso, ao longo de ano passado e deste a empresa fez melhorias em diversas áreas de suas operações, da cadeia de fornecedores à produção, e preparou sua estrutura para atender de forma assertiva às demandas que deverão surgir até o final deste ano com a retomada econômica. Os investimentos na fábrica em São José dos Campos (SP), responsável pelo fornecimento da maior parte dos produtos ao mercado brasileiro e da América do Sul, foram outra iniciativa nesse sentido. A companhia ainda diversificou seu modelo de negócios e passou a atuar na troca de equipamentos usados (o chamado replacement) para aumentar sua participação de mercado com a recuperação da economia. Todas essas iniciativas foram acompanhadas por um patamar de faturamento que foi mantido em 2020 e acelerado em 2021 com as novas oportunidades de mercado e o início da retomada de segmentos como o de construção civil.

A ampliação do portfólio de produtos da Johnson Controls-Hitachi vem sendo feita agregando equipamentos com características diferentes e para segmentos variados. Com isso, o intuito é atender às demandas não só em quantidade, mas também com perfis diversificados e até mesmo a necessidades específicas, como é o caso da eficiência energética. “Há bastante tempo os usuários têm valorizado muito os produtos que têm um melhor consumo de energia para reduzir custos. Isso se tornou ainda mais importante no atual contexto que vivemos em relação ao fornecimento de eletricidade. Assim, vemos na questão da eficiência energética mais uma oportunidade muito interessante para seguirmos expandindo a nossa atuação”, finaliza Cunha.