Klüber Lubrication investe no mercado de cabos de aço para garantir maior produtividade na operação

Klüber Lubrication investe no mercado de cabos de aço para garantir maior produtividade na operação

17.11.2016

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve soluções para lubrificação industrial e graxas e óleos para vários segmentos, inova mais uma vez e apresenta o Klüberlub A 61-1000 SAM, uma graxa semi-fluída e de alto desempenho voltada para a aplicação em cabos de aço convencionais. A solução pode ser utilizada em indústrias como siderurgia, mineração, papel e celulose e naval, entre outras.

Fruto de um amplo processo de pesquisa, o Klüberlub A 61-1000 SAM surgiu de uma demanda por parte de um cliente da Klüber Lubrication na área de siderurgia, por uma solução que pudesse atender a essa necessidade específica para cabos de aço, mas mantendo as características de performance e lubrificação que são referência na empresa. 

Para Wederson Alvarenga, Consultor Técnico para a Indústria Pesada, “sempre pensamos em oportunidades que resolvam os problemas dos nossos clientes e tragam mais produtividade na operação e resultados do negócio”, comenta. De acordo com o profissional, hoje essa demanda já foi incorporada também por clientes de outros segmentos.

Vantagens para diversos tipos de indústrias e aplicações

Além disso, ele traz uma série de diferenciais e vantagens para empresas de portes e atividades variadas. O primeiro deles é aadesividade, ou seja, a aderência do lubrificante ao cabo, evitando o gotejamento e o contato impróprio com outras partes do equipamento, o que pode até causar incêndios. Com isso, o ambiente de operação se torna mais higienizado e seguro, impactando diretamente nos níveis de segurança do trabalho. Outro diferencial consiste na aditivação sólida, que previne o desgaste do cabo na polia e proporciona um desempenho superior.

Outros benefícios incluem o prolongamento da vida útil do cabo de aço, a redução na manutenção, com menor custo, e o aumento no intervalo de relubrificação e troca. Em testes realizados pela Klüber Lubrication, em condições tradicionais de utilização, o Klüberlub A 61-1000 SAM apresentou uma performance acima dos padrões da indústria em relação a outros produtos.

De acordo com Aguinaldo Sibinel, Supervisor de Desenvolvimento, “o objetivo principal é realizar uma lubrificação adequada no cabo de aço e promover uma boa proteção durante o seu funcionamento, principalmente nas condições mais tradicionais de operação”.

Nesse caso, estão, por exemplo, a prevenção ao desgaste do cabo na polia e o espaçamento ou deformação dos cabos. Para a indústria naval, o foco é o combate à corrosão derivada dos ambientes marítimos. No setor de mineração e de siderurgia, pode ser usado para resistir a altas quantidades de carga e poeira originadas do processo destes mercados.

Lubrificação preventiva para garantir maior competitividade às organizações

Hoje, um dos principais desafios das organizações está em aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados utilizando a mesma operação instalada, sem ter grandes custos para isso. O desenvolvimento da Klüber Lubrication no mercado de cabos de aço vem justamente para solucionar essa questão, uma vez que a lubrificação correta evita paradas inesperadas na produção e perdas de receita decorrentes de rompimentos, desgastes ou trocas constantes.

“Há um conceito comum em muitas empresas, principalmente em áreas de manutenção, de que a troca dos cabos em determinados períodos é o procedimento normal. Mas o conceito é errôneo”, comenta Alvarenga. Com a lubrificação e a prevenção, consegue-se uma redução no custo geral da indústria e aumentar a vida útil dos cabos de aço.

“Alguns clientes simplesmente não lubrificam os cabos por acharem que o custo não compensa. E muitos dos problemas acontecem por causa disso, com grandes riscos à operação. Queremos quebrar esse tabu, pois na verdade, a empresa torna-se mais competitiva no mercado. É uma questão de cultura”, completa Sibinel.