Laboratório S.O.S DA Sotreq recebe placa comemorativa por dez anos sem acidentes

Laboratório S.O.S DA Sotreq recebe placa comemorativa por dez anos sem acidentes

06.03.2017

Considerado o maior, mais moderno e completo laboratório de análise de óleo lubrificante e de líquido de arrefecimento da América Latina, o Laboratório S.O.S Sotreq, Sotreq, empresa com 75 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat®,  está em um momento de comemoração e não é à toa. O Laboratório SOS, que acaba de alcançar a marca de dez anos sem acidentes de trabalho, foi reconhecido pelo feito com a placa do SESMT – Excelência em Saúde Ocupacional.

“Uma marca como essa é uma conquista não apenas da empresa, mas de todos os nossos colaboradores. Mostra que conseguimos realizar a tarefa de informar sobre a importância de seguir padrões de segurança junto com nossos profissionais”, descreve Wildney Silva, supervisor técnico de laboratório.

Ao longo de dez anos, o laboratório implantou novas tecnologias e mudanças visando beneficiar os trabalhadores. “Reduzimos o esforço ergonômico. Hoje, nosso laboratório é predominantemente automatizado. Além disso, trocamos equipamentos e implementamos metodologias para melhorar a proteção do ambiente. Mudanças que proporcionaram a eliminação de insumos agressivos a saúde e produtos inflamáveis”, informa Silva.

O laboratório

Com mais de 35 anos de experiência em análise de fluídos de equipamentos Caterpillar e similares e com capacidade para coletar um milhão de amostras anualmente, o empreendimento está localizado dentro da filial da Sotreq, em Contagem, município de Minas Gerais.

Atuando em mercados como agrícola, construção leve e pesada, energia, indústria naval, locomotivas, mineração, petróleo e marítimo, o laboratório possui certificado de Sistema de Gestão Integrada - ISO 14000 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. “Todo o setor está alinhado com as normas. Diariamente, fazemos o DSS (Diálogo de Segurança e Sustentabilidade) que são reuniões onde são abordados temas de sustentabilidade, saúde e segurança ocupacional e estão envolvidos todo o corpo técnico e administrativo do laboratório ”, diz o supervisor.

O DSS inclui, ainda, treinamentos para situações emergenciais, “Um dos fatores para chegarmos ao nível de excelência é o trabalho de conscientização da segurança do profissional. O funcionário é um bem da empresa e temos a responsabilidade de cuidar dos nossos colaboradores”, conclui Raquel Cunha, coordenadora de laboratório.