LANXESS aprimora sua resina de troca iônica para aplicações de água ultrapura em processos da indústria eletrônica

LANXESS aprimora sua resina de troca iônica para aplicações de água ultrapura em processos da indústria eletrônica

20.10.2021

A LANXESS atualizou sua resina de troca iônica Lewatit K 7333 para remoção de oxigênio para uso na indústria eletrônica. A matriz de polímero aprimorada em conjunto com uma fórmula modificada permite agora a produção de uma resina aniônica fortemente básica dopada com paládio com o mais alto grau de pureza, permitindo que seja usado para a produção de água ultrapura (UPW) para a fabricação de semicondutores e para polimento de água. Somente trocadores de íons especialmente purificados são usados ?no produto para produzir água com um nível de pureza extremamente alto.

Há alguns anos, o trocador de íons foi implantado com sucesso para a remoção catalítica de oxigênio da água processada. "A água com oxigênio flui por um filtro que é preenchido com Lewatit K 7333. No contrafluxo, o hidrogênio passa pelo filtro. O trocador de íons dopado com paládio atua como um catalisador. O hidrogênio e o oxigênio reagem em um processo de ‘combustão fria’ para formar água", explica Hans-Jürgen Wedemeyer, gerente de marketing técnico da unidade de negócios Liquid Purification Technologies (LPT) da LANXESS.

Uma outra aplicação para o Lewatit K 7333 é a remoção catalítica de H2O2 (peróxido de hidrogênio) sem a necessidade de hidrogênio. Essa tecnologia é cada vez mais utilizada para a produção de água ultrapura. A água ultrapura de qualidade ainda mais alta produzida dessa maneira é necessária porque o conteúdo residual de íons para os intervalos de módulos cada vez menores na indústria de semicondutores é especificado na faixa ppt / ppq. O teor de TOC (carbono orgânico total) deve estar idealmente no limite de detecção. "Os requisitos de pureza da água estão se tornando cada vez mais exigentes em resposta ao aprimoramento e ao refinamento dos módulos, o que significa que é cada vez mais importante que a contagem de partículas na faixa nanométrica seja fortemente reduzida", diz Wedemeyer.

Para atingir esses valores bastante baixos, uma lâmpada UV especial é usada. A lâmpada oxida qualquer organismo residual na água para produzir CO2. Dessa forma, os trocadores de íons os absorvem na forma de carbonato de hidrogênio. Um efeito colateral adverso durante o tratamento com luz ultravioleta é a formação de peróxido de hidrogênio (radiólise), que pode danificar os trocadores de íons. Isso leva ao aumento dos níveis de TOC e à formação de partículas nos trocadores de íons. A Lewatit K 7333 dopada em paládio elimina o peróxido de hidrogênio formado por radiólise até a faixa de ppt baixa, com o próprio trocador de íons responsável apenas por contaminação mínima com TOC, partículas ou íons residuais.

"Essa tecnologia já está sendo usada em muitas plantas novas e está sendo adaptada em plantas existentes. É por isso que esperamos um aumento na demanda por nosso trocador de íons Lewatit K 7333 para que possamos atender aos requisitos cada vez mais rigorosos em relação à pureza da água na indústria de semicondutores", disse Wedemeyer.