Makino leva à FEIMEC 2018 centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de "Alumínio Injetado" com velocidade e precisão

Makino leva à FEIMEC 2018 centro de usinagem horizontal especial para produção de peças de

14.03.2018

A Makino estará na FEIMEC — Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos com o primeiro e único centro de usinagem horizontal construído para usinar peçasde materiais não ferrosos: o a40.

"Para lidar com a questão do tempo de ciclo, a Makino reavaliou cada uma das principais peças fundidas, utilizando o conceito de design ROI Inteligente [Redução de Inércia]. O novo projeto construtivo da máquina proporciona superioridade linear, agilidade radial e aceleração", destaca Carlos Eduardo Ibrahim, gerente geral da Makino no Brasil.

O a40 dispõe de um pallet de 400 mm, com capacidade de peça de 630 milímetros (24,8 polegadas) de diâmetro e 900 mm (35,4 polegadas) de altura, tornando-se uma plataforma ideal para peças de fundidos moldados usinadas comumente nas indústrias automotiva e de produtos de consumo. Os cursos da máquina alcançam 560 milímetros (22,0 polegadas), 640 mm (25,2 polegadas) e 640 mm (25,2 polegadas) respectivamente nos eixos X, Y e Z. A carga útil máxima é de 400 kg (£ 880).

O centro de usinagem horizontal a40 oferece inúmeros recursos para melhor utilização e redução do tempo de não-corte. O trocador automático de ferramentas de 40 posições e um sistema automático de mudança de pallets garantem o funcionamento ininterrupto.

Projeto R.O.I. Inteligente Makino

O projeto R.O.I. (Redução de Inércia) Inteligente da Makino é uma coleção de tecnologias inovadoras destinadas a reduzir o tempo improdutivo (não-corte) dos processos de usinagem. Através desta estratégia de projeto construtivo exclusiva da Makino o a40 é capaz de fornecer:

• aceleração do fuso CAT40 a 12.000 rpm em 0,5 segundo.

• conclusão rápida de operações de rosca comuns com 6.000 rpm com velocidade sincronizada de rosqueamento rígido.

• velocidade em média 29% mais ágil no deslocamento rápido completo, minimizando o tempo de posicionamento comum função a função.

• ótimo desempenho de aceleração de múltiplos sistemas da máquina com avaliação de fixação e peso das ferramentas através da tecnologia Active Control Inércia (IAC).

Confiabilidade comprovada

Tempo de inatividade não planejado é devastador para a usinagem de alto volume de produção de peças em alumínio injetado. Como tal, a confiabilidade do sistema de usinagem é primordial. O a40 utiliza vários dos sistemas robustos, comprovados nos centros de usinagem horizontais Série-1 da Makino. Sistemas como proteções dos eixos X e Z em peças únicas (não utiliza proteção telescópica), saída de cavacos e braço do trocador de ferramentas bi apoiados proporcionam confiabilidade excepcional ao longo da vida da máquina. O a40 aproveita essas tecnologias comprovadas, mas agora aumenta a confiabilidade com uma série de novos sistemas:

  • Sistema de visão no magazine de ferramentas detecta o tipo de ferramenta, se está quebrada e suporta a operação autônoma, validando rapidamente a condição das ferramentas de corte após cada troca do ferramental.
  • Bicos de limpeza cônicos dedicados para lavar o cone de ferramenta com 20μ de refrigerante filtrado em cada troca de ferramenta, garantindo a eliminação da contaminação do cone da ferramenta.
  • Três estágios de filtragem de refrigerante com 20μ hidro ciclone, tanque de eliminação do lodo do refrigerante comum com usinagem em alumínio, tempo estendido entre manutenções no sistema de refrigeração.

 

Serviço de Engenharia e Soluções de Automação Makino

Para muitos fornecedores de peças fundidas em alumínio, a usinagem é um recurso secundário que exige qualificações de trabalho e especialização. Oficinas mecânicas que procuram potencializar os benefícios produtivos da a40 podem obter da Makino suporte de engenharia que maximiza as capacidades produtivas do seu investimento na máquina.

O Serviço de Engenharia da Makino tem um histórico incomparável de criar processos de produção robustos - incluindo máquinas, equipamentos, ferramentas, programas e documentação – para peças com geometrias complexas e prazos exigentes, desafiando restrições de orçamento e padrões Six Sigma. Enquanto muitos fabricantes enfrentam dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, o Serviço de Engenharia Makino possui engenheiros experientes e gerentes de projeto que podem gerenciar cada passo de um projeto com um único contato, supervisão local, treinamento e suporte de pós-instalação. Centenas de fabricantes que necessitam de soluções integradas flexíveis de manufatura têm aproveitado esses serviços, com vantagens e tempos de ciclo garantidos, Cpk e custo por peça que atendem ou excedem as suas metas de produção.

Com os serviços de integração de automação Makino, os fabricantes são capazes de combater a feroz pressão de preços decorrentes dos custos trabalhistas, fornecendo as células e sistemas completos automatizados. Se as demandas são para máquina simples ou complexas células robotizadas de alto volume, os serviços de integração de automação da Makino oferecem os equipamentos, habilidades e recursos humanos necessários para reduzir os custos do trabalho, aumentar a produção, garantir e melhorar a qualidade da peça, tudo ao mesmo tempo, mantendo a flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças de volumes ou peças novas.

Para saber mais sobre o Serviço de Engenharia e soluções de automação Makino para a a40, visite www.makino.com/engineering-services.