MDPower dá dicas que prolongam a vida útil de motores aplicados em equipamentos fora de estrada

MDPower dá dicas que prolongam a vida útil de motores aplicados em equipamentos fora de estrada

26.06.2017

Cuidados básicos como respeitar as instruções de uso correto do equipamento e realizar a manutenção preventiva conforme manuais de operação são alguns processos fundamentais que aumentam a vida útil do motor aplicado em equipamentos, como tratores agrícolas, geradores de energia, colheitadeiras, máquinas de construção, entre outros.

“O motor é o coração de toda grande máquina e essas ações garantem maior produtividade e disponibilidade do equipamento, evitando longos períodos de parada para a manutenção forçada”, comenta Giovani Celeghini, coordenador de suporte técnico da MDPower, empresa do Grupo Sotreq e Máster Distribuidor da marca Perkins no Brasil.  

De acordo como coordenador, adquirir o máximo de informação sobre a aplicação e uso do motor e/ou equipamento, seja por meio do manual do fabricante, pelo processo de entrega técnica ou pela homologação realizada por técnicos capacitados é fundamental para prever e auxiliar no aumento de vida útil do equipamento.

“Atender às exigências de manutenção preventiva, geralmente apresentadas nos manuais de operação e manutenção dos equipamentos e o emprego de mão de obra especializada para tais manutenções, favorece o padrão de qualidade da máquina”, informa.

Celeghini listou alguns fatores que prejudicam e os que prolongam o bom funcionamento da máquina. Confira:

Fatores prejudiciais:

  • Utilizar mão de obra não qualificada para o uso do motor, pois pode sobrecarregar o mesmo ou gerar problemas de aplicação, trazendo risco humano e ao patrimônio;
  • Realizar a manutenção preventiva sem seguir as instruções dos manuais de manutenção e operação oferecidos pelos fabricantes;
  • Não obter conhecimento sobre as características do motor em sua funcionalidade;
  • Não executar a manutenção preventiva;
  • Usar peças não genuínas do fabricante;
  • Usar diesel e óleos de fontes não confiáveis.

 Fatores que prolongam a vida útil:

  • Usar mão de obra capacitada na manutenção preventiva;
  • Empregar peças genuínas em todos os reparos;
  • Manter o equipamento limpo, para checar oportunidades de manutenção;
  • Fazer a limpeza do motor somente quando ele estiver frio e desligado e seguindo as instruções dos manuais de operação e manutenção. Lembrando que, o ideal é higienizar com água e produtos químicos não agressivos.

 Óleo e diesel interferem no funcionamento

O óleo lubrificante é responsável pela limpeza, lubrificação, refrigeração e vedação do motor. Quando um não recomendável é empregado no equipamento pode ocasionar na perda total da máquina, já que todas as partes de giro de trabalho são afetadas pelo componente. Sendo assim, qualquer falha que o fluído apresentar acarreta na redução da vida útil da peça e, em algumas situações, gera danos irreparáveis.

No caso do diesel de origem duvidosa, pode afetar diretamente as linhas de combustível (bombas de transferência e injetora, filtros diesel, bicos injetores e final pistão). “A qualidade do combustível pode interferir no funcionamento do motor e provocar um aumento do consumo do diesel. Em casos de contaminação por água ou particulados, ocorrem danos nos componentes da linha de combustível e dano ao equipamento”, conclui Giovani.